2 de mar. de 2023

"Há índios que não querem viver como em 1500"


A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) está entre os seis representantes dos povos indígenas que irão atuar na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos.

Ela se considera uma defensora de pautas progressistas para os indígenas e acredita que esse povo deve acompanhar a evolução da sociedade.

"Há índios que não querem viver como em 1500".

Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados tem entre os 513 parlamentares, seis indígenas. Silvia define esse momento como histórico, e enaltece que a presença de todos fará com que as pautas sejam discutidas de forma ampla, tendo em vista que são indígenas com pensamentos diferentes.

"Alguns mais progressistas, querendo trazer povos indígenas para viver no século XXI, podendo se desenvolver economicamente, para mostrarmos que somos tão bons como a sociedade urbana. E o outro grupo, acredita que nós devemos viver em 1500. E isso nos impede de termos cidadania de participar de igual para igual".

No documentário Original BP A Esperança se Chama Liberdade levantamos uma reflexão semelhante à da deputada:

As populações indígenas se tornaram uma importante bandeira política para defesa de território e historiografia sobre o Brasil. Mas alguém já perguntou para os índios o que eles pensam sobre isso?

Neste documentário, apenas as populações indígenas falam sobre sua visão de mundo e sobre seus verdadeiros problemas - o resultado é muito diferente dos discursos que são apresentados pelas mídias e ONGs que dizem representá-los. Toque no link e garanta seu acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.