30 de mar. de 2023

China começa a testar seu novo motor para o jato comercial C919

Cinco anos depois de anunciar que estava desenvolvendo seus próprios motores a jato, a China finalmente começou a testar o motor CJ-1000A da empresa AECC para jatos de passageiros. O novo motor foi recentemente visto na asa de um avião Xian Y-20 durante testes (assista ao vídeo)

Este motor deverá equipar a aeronave COMAC C919 produzida nacionalmente, que atualmente usa motores estrangeiros CFM LEAP 1C.

Para se tornar independente da tecnologia ocidental, a China decidiu desenvolver seus próprios motores de aeronaves. No entanto, os Estados Unidos acusaram a China de espionagem industrial em relação aos motores CJ-1000A, que eles afirmam serem muito semelhantes ao produto do fabricante americano-francês.

O COMAC C919 foi certificado pelas autoridades chinesas no final de setembro do ano passado, e a primeira entrega da aeronave foi realizada em dezembro. O primeiro cliente do avião de passageiros chinês é a companhia aérea doméstica China Eastern Airlines, que ainda não o introduziu no tráfego regular de passageiros.

Embora tenha sido desenvolvido na China, um grande número de peças cruciais do C919 são de origem estrangeira, e a China está tentando eliminar tais componentes de seu avião e substituí-los por alternativas domésticas.

CJ-1000A

FONTE: Avio Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.