27 de mar. de 2023

UFMT e IFMT iniciam estudo de pesagem de bovinos através de aplicativo em abril

Pesagem dos animais, segundo as instituições de ensino, será realizada por meio de imagem


Estudo proposto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vai desenvolver um aplicativo para pesagem de bovinos por imagem. O projeto terá início em abril deste ano com a coleta de informações em propriedades de bovinos de corte.

Na prática, o aplicativo vai tirar uma foto do animal e a partir disso, a ferramenta permitirá ajustar a alimentação e níveis de medicamentos a serem administrados aos bovinos. Isso irá auxiliar muitos produtores que não possuem balança em suas propriedades.

O pesquisador do IFMT, Geovanne Ferreira Rebouças, conta que a ideia da pesquisa será desenvolvida por uma equipe multidisciplinar e contribui para a chamada “Pecuária 4.0”, que objetiva agregar inovação tecnológica para a área.

“Desde o mestrado pesquiso a avaliação morfométrica de bovinos de corte, que considera as formas do animal por metragens e cálculos matemáticos, porém adaptadas e redirecionadas para linha de uso de Zootecnia de precisão e Inteligência Artificial. Dessa vez iremos estudar o desenvolvimento de aplicativo para pesagem de bovinos por imagem através de um aplicativo de celular e com a câmera do próprio aplicativo”, explica Geovanne.


Além dessa finalidade, a pesquisa também propõe outros objetivos. O aplicativo além da pesagem, vai tentar predizer outras características de carcaça, como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, espessura de gordura na garupa ou na picanha, o que possibilitará um avanço na pecuária.

Inovação na agropecuária

De acordo com Geovanne, no Brasil já existe um modelo que prediz peso por imagem, mas que é voltado para sistemas coletivos e em confinamento.

“Esses modelos não estão disponíveis para um produtor comum, apenas com seu celular. Existe um aplicativo desenvolvido na Bélgica, mas não está disponível no Brasil, e ainda assim precisa acoplar uma câmera 3D no celular para funcionar. Nossa ideia é desenvolver um aplicativo que consiga pesar apenas com a câmera bidimensional convencional dos celulares que temos no mercado”, esclarece o pesquisadorJá o coordenador do projeto, Joanis Tilemahos Zervoudakis, fala da relevância para a cadeia produtiva em Mato Grosso.

“O contexto se insere na aplicação dessa tecnologia que estamos propondo diretamente na ponta, na cadeia produtiva. Há de se considerar que Mato Grosso tem o maior rebanho de bovinos do Brasil, cerca de 31 milhões de cabeças. Sendo assim, a proposta ajuda o pecuarista em estratégias de manejo nutricional para consequentemente ter carne de melhor qualidade”, ressalta Joanis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.