Comitiva de empresários do Acre e Rondônia visitou as obras do Porto de Chancay, ao norte de Lima, no Peru. Foto: Jairo Carioca
A visita faz parte da agenda organizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Agência de Negócios (Anac), em parceria com as federações da indústria de Acre (Fieac) e Rondônia (Fiero) e o Sebrae. Os empresários foram convidados para conhecer as obras do Terminal Portuário Multipropósito de Chancay.
Recepcionados por Gonzalo Rios Polastri, responsável pelas relações institucionais da empresa Cosco Shipping, os empreendedores conheceram o projeto do Porto, obra que até a sua conclusão, receberá o maior investimento privado dos últimos anos, que corresponde a US $ 3,5 bilhões. Chancay terá capacidade anual de carga de seis milhões de toneladas.
A CNA garante que o Brasil chegará em 2035 com uma das maiores agriculturas do mundo. Para Gedeão Pereira, como potência, “o país precisa de uma porta de saída para o Pacífico”. Ainda de acordo o gestor, “a China faz investimento no Peru com visão no futuro, virando o mercado para a Ásia, continente que tem uma população que ultrapassa os oito bilhões de habitantes”.
Recepção aos empresários contou com apresentação, pela Cosco Shipping, do projeto de construção do Porto. Foto: Jairo Carioca
O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura do Estado do Acre, Edvan Azevedo, conselheiro da Federação de Agricultura, afirmou que diante de toda a infraestrutura portuária que se transforma em uma ponte da América do Sul para a Ásia, “o grande dever é o de continuar produzindo em larga escala para exportação de commodities e importação de produtos”.
A China já é parceira comercial de Rondônia, tendo importado US $ 333 milhões em 2022. A coordenadora de atração de investimentos da Investe Rondônia, Kivia Vilarim, afirmou que a visita ao porto representou uma abertura de oportunidades logística e comercial. “Queremos ampliar a chegada dos nossos produtos na Ásia e também conhecer as oportunidades que o Peru tem para oferecer”, disse.
Quebra-mar de 2,6 km está sendo construído. Porto tem linha exclusiva de energia de 7 km e contará com energia solar. Foto: cedida
Os empresários e a delegação da CNA visitaram três canteiros de obras. Um deles, de um túnel de 1,8 km, com três faixas de tráfego. Um complexo logístico, tecnológico e industrial será construído anexo ao porto. Para o empresário Carlos Dagostini, conhecer os investimentos chineses “foi um incentivo aos empresários do Acre”. Dagostini já tem processo de exportação firmado com o Peru.
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