Ninguém lembra mais do 'bichim'
Mas, quem engoliu quem?
Por Reginaldo Palazzo - Alguns dizem, mas não se sabe ao certo que o coreto nasceu na China e foi trazido para a Europa na época das Cruzadas. Outros sugerem que ele surgiu com os movimentos liberais europeus, no século XIX, como forma de democratização de espaços para oradores e apresentações artísticas, outros ainda afirmam que em alguns locais eram usados para as pessoas falarem o que bem entendessem sem represálias, como se estivessem em uma tribuna.
Uma espécie de ‘fórumpoint’ privilegiado, (bons tempos).
O que nos leva a outro ditado popular, 'sentou o coreto!'
O mais aceito é que o coreto surgiu para decorar se tornando popular, um ponto de encontro dos moradores pra se atualizarem da últimas fofocas.
O entretenimento da época.
Mas, sem dúvida um espaço para discursos políticos e transmissão de notícias importantes.
A expressão ‘bagunçou o coreto’ que intitula esse texto é quando alguém tumultuava o ambiente e as pessoas não conseguia entender a mensagem, notícia ou arte apresentada.
O início da bagunça do coreto
Mas o coitado do coreto começou mesmo a ser bagunçado com a invenção das rádios-novelas que desbancou o coreto pelo simples motivo das pessoas passarem a ficar mais a noite em casa para escutá-las.
Depois veio a TV aberta como um castigo para o rádio que agora com tal do visual desbancou o rádio.
Mas, a TV aberta ficou muito soberba depois que ficou colorida e pra baixar a bola dela, criaram a internet, bem feito!
Ainda tentaram reaver seu posto com a criação das TVs por assinatura, as tais TVs fechadas, mas foi tarde demais, a democratização da informação chegou mostrando para o povo que seguia a telona que era enganado toda hora, quer seja comercialmente quer seja politicamente.
Vou pular o cinema porque em muitos lugares tem gente que nem ouviu falar ainda.
A última tentativa, mas não vista com bons olhos por famílias do reino oceânico são os Streamings.
Streaming é a mais recente tecnologia do entretenimento que permite transmitir conteúdo multimídia, como áudio e vídeo, através da internet, sem que seja necessário fazer download!!!
Nessa você assiste o que quer a hora que quer sem cabresto. Uma maravilha que pode ser usada tanto na telona como na telinha do seu celular.
Pasmem, tudo isso acontecendo em parcos 130 anos.
Imaginem, se deixarem é claro, o que virá daqui mais 130 anos com a nanotecnologia, supercomputadores e inclusive computadores quânticos?
Quem viver, verá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.