Painel Global - Um tremor de terra no estado de Mato Grosso na virada do mês chamou a atenção pela magnitude superior a 4.0. Institutos de monitoramento do Brasil e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) detectaram o sismo.
O Painel Global destacou o sismo validado de 4.1 magnitudes no último sábado, primeiro de março, registrado às 9:38 UTC (6h38 hora de Brasília), com epicentro localizado a 105 quilômetros de Poconé, no Pantanal de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do Brasil. O USGS estimou profundidade de 10 quilômetros.
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e o Centro de Sismologia da USP registraram o tremor com a intensidade de 4.4 magnitudes, sem a avaliação da profundidade.
Já a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) validou o terremoto com intensidade ainda um pouco maior de magnitude 4.5 às 6h14 da manhã.
Poconé fica a cerca de 100 quilômetros da capital Cuiabá e os moradores relataram ter sentido o abalo por alguns segundos. Apesar da intensidade do sismo, não foram notificados danos ou feridos pela Defesa Civil.
Entrada da cidade de Poconé, pertencente ao Pantanal de Mato Grosso. Crédito: divulgação Prefeitura de Poconé
Um tremor de 4.5 ainda é considerado leve, apesar de ser um evento mais significativo para o Brasil. Poconé tem histórico de tremores com 19 abalos contabilizados nos últimos anos.
“A região do Pantanal é uma região de afinamento litosférico (que é a camada sólida mais externa da Terra), e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade”, explicou o professor do Observatório Sismológico da UnB, Marcelo Peres Rocha, em publicação no perfil oficial da RSBR nas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.