A campanha de testes em túnel de vento marca o décimo teste subsônico do eVTOL da Eve Air Mobility no DNW/LLF (Túneis de Vento Germano-Holandeses – Grande Instalação de Baixa Velocidade) nos Países Baixos.
Estes testes avaliaram rigorosamente a aerodinâmica, a mecânica de voo, as cargas estruturais e a aero acústica sob condições de potência ligada. Os resultados irão aprimorar o desempenho da aeronave e aproximá-la da certificação.
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, está desenvolvendo a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) com o objetivo de transformar a mobilidade aérea urbana. O eVTOL da Eve apresenta uma configuração “lift+cruise”, utilizando rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para o voo de cruzeiro, sem necessidade de componentes móveis durante o voo. Esta abordagem favorece a segurança, eficiência e confiabilidade, além de facilitar a certificação e reduzir os custos operacionais e de manutenção.
Projetado para transportar quatro passageiros e um piloto, o eVTOL da Eve poderá acomodar até seis passageiros quando a operação autônoma for certificada. Cada passageiro poderá levar uma bagagem de mão padrão, e a aeronave está preparada para acomodar cadeiras de rodas dobráveis, garantindo acessibilidade.
Em julho de 2024, durante o 45º Farnborough Airshow, a Eve revelou o primeiro protótipo em escala real da sua aeronave, montado nas instalações de testes da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. Este marco representou um avanço significativo no programa de desenvolvimento, com planos para construir cinco protótipos adicionais para testes rigorosos, incluindo campanhas de voo.
A empresa também concluiu testes em túnel de vento em maio de 2023, utilizando um modelo em escala do eVTOL, com o objetivo de validar as características e a eficiência da aeronave. Além disso, a Eve finalizou testes do propulsor no Brasil para medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras, visando melhorar a eficiência, reduzir o impacto sonoro e os custos operacionais.
Com quase 3.000 encomendas potenciais, a Eve planeja iniciar a produção em Taubaté, São Paulo, com uma capacidade prevista de 500 unidades por ano. A entrada em serviço está projetada para 2027, sujeita à obtenção das certificações necessárias.
Para mais informações sobre o último teste do eVTOL da Eve Air Mobility no túnel de vento , assista ao vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.