13 de jul. de 2022

25ª OBA supera a edição do ano passado e tem número recorde de participantes

Atividades, que por conta da pandemia estavam sendo realizadas em modelo híbrido, voltaram ao formato presencial

A 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), teve recorde de participantes. As provas foram aplicadas no dia 20 de maio e contou com a participação de 1.181.517 milhões de estudantes, superando a marca de quase 900 mil inscritos da edição passada.

 “Ao todo, participaram mais de 12 mil escolas de todas as partes do país. É muito interessante observar a dedicação não só dos alunos, mas também dos professores, que acabam sendo os principais incentivadores”, comenta o coordenador nacional da OBA, professor João Batista Garcia Canalle.

O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A OBA é destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o país e é realizada em uma única fase, onde são aplicadas as provas teóricas compostas por 10 perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

Paralelamente à OBA, aconteceu a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que também voltou ao modelo presencial. Os estudantes realizaram lançamentos de foguetes reais construídos com garrafas pet, tubos de papel ou canudos de refrigerante, dependendo da categoria.

Como consequência dos trabalhos apresentados, as três melhores equipes foram convidadas à participarem da Jornada dos Foguetes, que vai acontecer em agosto, no Rio de Janeiro.

“Todos os participantes, incluindo professores e diretores, receberam certificados e os alunos que alcançaram os melhores resultados ganharam medalhas”, conta Canalle. Juntando as duas competições, mais de 80 mil alunos foram premiados.

Além disso, dez estudantes foram selecionados para participarem de duas olimpíadas internacionais. A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será realizada na Geórgia e a Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica, no Panamá. Outros 60 alunos vão passar quatro dias na Jornada Espacial, onde terão palestras e farão visitas às dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.