8 de jul. de 2022

Japão: ex-premiê é morto a tiros durante discurso

Shinzo Abe, de 67 anos, estava na cidade de Nara, no oeste do país

Shinzo Abe, de 67 anos, é o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no Japão | Foto: Reprodução

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira, 8, depois de ser baleado durante um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão.

A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital da Universidade de Medicina de Nara, onde o ex-premiê estava internado. Em entrevista coletiva, o chefe da equipe informou que ele foi declarado morto às 17h03, hora local (5h03 horário de Brasília).

No próximo domingo 10, o Japão terá eleições legislativas. O ex-premiê estava na cidade em campanha para os seus correligionários. O discurso era transmitido pela emissora pública do país NHK. Veja abaixo:

Segundo o hospital, o ex-premiê tinha dois ferimentos “profundos”, um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais. “Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo”, informou o hospital, em nota.

O atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, condenou o tiroteio em Nara, e classificou o ataque como inaceitável aos fundamentos da democracia do país.

Ex-premiê é socorrido logo depois de ser atingido pelos disparos | Divulgação/Redes Sociais

Suspeito preso

Um homem de 41 anos, suspeito do ataque, foi preso no local, segundo a rede NHK. Uma espingarda de fabricação artesanal foi apreendida. A polícia encontrou ainda materiais que se assemelham a explosivos na casa dele.

A mídia japonesa disse que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara. Reportagens da imprensa local apontam que ele seria um ex-integrante da Força de Autodefesa Marítima do Japão.

Um repórter da NHK que estava no local disse que eles ouviram dois estrondos seguidos durante o discurso de Abe. Um vídeo nas redes sociais mostra o momento dos tiros.

Quem foi Shinzo Abe

Shinzo Abe, de 67 anos, é o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no Japão. O membro do Partido Liberal Democrático (LDP) teve dois governos: entre 2006 e 2007 e 2012 e 2020. Conservador, ele deixou o cargo em agosto daquele ano por motivos de saúde.

Em 2006, Abe se tornou o mais novo primeiro-ministro a assumir o cargo no Japão desde a 2ª Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.