No último dia 3 de julho em comemoração ao 70º aniversário da Força Aérea Portuguesa se fez presente o KC-390 reabastecedor aéreo da EMBRAER cujo qual Portugal encomendou 5 unidades que ficarão baseados em Beja. O KC-390 é o mais promissor substituto do Hércules C-130 pois emprega inúmeras facilidades a mais como, por exemplo, os bancos e macas que podem ser rapidamente montados.
Um dos destaques do KC-390 é o CHS (Cargo Handling System), o Sistema de Gerenciamento de Carga. Para monitorar e controlar o que acontece no porão de carga da aeronave, o tripulante responsável, chamado de loadmaster, tem uma estação específica. Ela possui duas telas que podem ser controladas através de um mouse, similar ao que ocorre no cockpit. As travas dos pallets podem ser controladas automaticamente através de simples toques, agilizando e tornando ainda mais seguro o trabalho dos tripulantes
- O piso é rapidamente configurável e facilmente alterado entre uma configuração plana ou com roletes para facilitar o embarque de cargas paletizadas.
- Ponto de Lançamento de Carga Computado Continuamente (Continually Computed Drop Point, CCDP)
Atrás dos trens principais estão dois estabilizadores hidráulicos chamados de struts, este um importante para a segurança das operações de embarque e desembarque de cargas, mais pesadas. Os próprios trens de pouso do avião também já são projetados para uma operação mais, robusta.
Destaque para o banheiro que deixa as tripulantes do sexo feminino mais à vontade e por ventura passageiros em caso de calamidades, inclusive pode ser transformando em UTI aérea, que foi nesse caso um dos escolhidos pela Hungria.
HUDs (Head Up Display) desenvolvidos pela AEL Sistemas de Porto Alegre (RS). Os HUDs do KC-390 disponibilizam não só dados de voo, como também informações táticas. O equipamento pode ser usado em voos com meteorologia ruim, onde o EVS (Enhanced Vision System) entra em ação.
Em ambientes hostis a Embraer equipou o KC-390 com alerta radar (RWR, Radar Warning Receiver), alerta de laser (LWS), alerta de aproximação de mísseis (MAWS) e DIRCM (Directional Infrared Counter Measures). A aeronave também possui lançadores de Chaff e Flare, contramedidas usadas para a defesa de mísseis guiados por radar e assinatura infravermelho. Além disso, o KC-390 também conta com blindagem capaz de suportar tiros de 7,62x51mm e .50 BMG.
O KC-390 pode ser equipado com módulos de operações SAR integrando inclusive o pod Rafael LITENING II.
Finalizando o K390 pode ser reconfigurado em poucas horas colocando-o em outro patamar.
Pode ser adquirido também a “versão mais básica” por assim dizer que é o C-390 cargueiro puro.
3 países da OTAN, 2 já compraram (Portugal e Hungria), e um 3º, Países Baixos (Holanda), está com o processo em andamento para compra de 5 unidades como anunciou o Secretário de Defesa daquele país o senhor Christophe van der Maat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.