Todos os seis aviões de teste terminaram seus voos de teste em 19 de julho, e o programa entrou na fase final do recebimento da certificação, de acordo com um post na conta oficial de mídia social da Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC).
A certificação da Administração de Aviação Civil da China é a etapa final necessária para operações comerciais.
O C919 desenvolvido internamente representa um marco para a ambição da China de quebrar o mercado de aviação comercial. O país está entre os mercados de aviação civil que mais crescem no mundo.
Em março do ano passado, a China Eastern Airlines e a COMAC assinaram um contrato de compra de cinco aviões C919, que ficarão baseados principalmente em Xangai após a entrega. O Changjiang Daily, um jornal de propriedade do governo local de Wuhan, disse em um relatório em 8 de julho que a companhia aérea está programada para receber a primeira entrega em agosto.
Projetado para competir diretamente com as famílias Boeing 737 Max e Airbus 320neo, o programa de aeronaves C919 enfrentou uma série de problemas técnicos e controles de exportação mais rígidos nos EUA, após ser lançado em 2008.
Desde 2019, seis jatos C919 realizaram uma série de testes de solo e voo em locais como Xangai. Em novembro de 2020, o C919 recebeu sua autorização de inspeção de tipo.
Montada na China, a aeronave depende muito de componentes ocidentais, incluindo motores e aviônicos. O C919 tem 158-174 lugares e uma autonomia de 4.075-5.555 km. O avião realizou seu voo inaugural bem-sucedido em 2017.
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