25 de jul. de 2022

Jato comercial C919 da China está mais perto da certificação após completar voos de teste

 
Fernando Valduga  - O primeiro grande avião de passageiros da China, o C919, está se aproximando da certificação depois de completar todos os seus voos de teste, disse a fabricante no sábado (23/07).

Todos os seis aviões de teste terminaram seus voos de teste em 19 de julho, e o programa entrou na fase final do recebimento da certificação, de acordo com um post na conta oficial de mídia social da Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC).

A certificação da Administração de Aviação Civil da China é a etapa final necessária para operações comerciais.

O C919 desenvolvido internamente representa um marco para a ambição da China de quebrar o mercado de aviação comercial. O país está entre os mercados de aviação civil que mais crescem no mundo.

Em março do ano passado, a China Eastern Airlines e a COMAC assinaram um contrato de compra de cinco aviões C919, que ficarão baseados principalmente em Xangai após a entrega. O Changjiang Daily, um jornal de propriedade do governo local de Wuhan, disse em um relatório em 8 de julho que a companhia aérea está programada para receber a primeira entrega em agosto.

Projetado para competir diretamente com as famílias Boeing 737 Max e Airbus 320neo, o programa de aeronaves C919 enfrentou uma série de problemas técnicos e controles de exportação mais rígidos nos EUA, após ser lançado em 2008.

Desde 2019, seis jatos C919 realizaram uma série de testes de solo e voo em locais como Xangai. Em novembro de 2020, o C919 recebeu sua autorização de inspeção de tipo.

Montada na China, a aeronave depende muito de componentes ocidentais, incluindo motores e aviônicos. O C919 tem 158-174 lugares e uma autonomia de 4.075-5.555 km. O avião realizou seu voo inaugural bem-sucedido em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.