26 de jul. de 2022

Atividades Espaciais permeiam a programação da SBPC

Oportunidade para integração e aprendizado científico

A partir deste domingo (24), acontece a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O tema deste ano é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” e conta com atividades voltadas à temática espacial. 

Com programação prevista para toda a semana, de 25 a 30 de julho, das 8h às 18h, o evento é composto por exposições científicas, webminicursos, SBPC Cultural, SBPC Jovem e outras mais, que ocorrem no campus Darcy Ribeiro, da UnB.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa com a finalidade de abordar o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Dentre os artefatos espaciais presentes, estão as maquetes dos nanossatélites FloripaSAT, Alfacrux, NanossatC BR 1 e 2, Serpens-1, VCube e Aldebaran e, ainda, maquetes do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), do Amazonia 1, do Satélite de Coleta de Dados (SCD), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

Já na participação da 30ª SBPC Jovem, que ocorre simultaneamente com a 74ª Reunião Anual, o Programa AEB Escola realiza atividades interativas, projeções de vídeos astronômicos no planetário inflável, oficinas de carrinho foguete, de foguete de garrafa PET, apresenta o Programa Globe e montagem de dobraduras e dispõe de mesas interativas de Jogo da Memória e Quebra-cabeça. 

Cerimônia de Abertura

Neste domingo (24), as atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foram iniciadas. A abertura aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), com a participação de autoridades, professores e demais entusiastas do meio científico. Também teve a participação da Orquestra Som Brasileiro Popular Contemporâneo, do Departamento de Música do Instituto de Artes (MUS/IdA), da UnB.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve presente na cerimônia. “Como sempre citamos, a atividade espacial é uma infraestrutura que lida com a integração da nação e ela tem uma perspectiva de criar desenvolvimento socioeconômico. É tudo que vimos e ouvimos hoje, inclusive, nos relatos de pessoas mais experientes. A gente precisa desenvolver ciência e ter mais independência no país e, com isso, teremos mais soberania, ou seja, o nosso povo tendo autonomia sobre seu destino. Tudo de uma forma mais igualitária. É isso que nós queremos”, disse o presidente da AEB, Carlos Moura.

Na oportunidade, foi entregue ao pesquisador Alan Alves Brito, na categoria Pesquisador e Escritor, o 42° Prêmio José Reis de Divulgação Científica. A premiação é concedida anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) àquele que mais tenha contribuído para a divulgação da ciência e da tecnologia no Brasil. Além disso, estudiosos foram homenageados pela grande contribuição de fomento e incentivo ao estudo científico: professores José Goldemberg, Isaac Roitman, Roque de Barros Laraia e Milton Thiago de Mello.

Estiveram presentes à mesa, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura; o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Marcus Vinicius David; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela; o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), general Waldemar Barroso Magno Neto; a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader; a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Luciana Massukado; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior; o representante do Sebrae Nacional, Paulo Puppin Zandonadi; e a presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Flávia Calé da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.