25 de jul. de 2022

Chega ao Brasil o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira

O KC-30 ao chegar em Campinas – Imagem: Golf Oscar Romeo, via YouTube

Murilo Basseto  - Após a assinatura, em abril deste ano, de um contrato com a Azul Linhas Aéreas para aquisição de duas aeronaves A330-200, compatíveis com uma transformação para a versão militar MRTT, o primeiro dos dois novos jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de chegar ao Brasil nesta manhã de segunda-feira, 25 de julho, conforme as imagens apresentadas nesta matéria.

Designado na FAB como KC-30, este avião, que operava na Azul como PR-AIS e passará a voar como FAB 2901, passou por um processo de substituição de pintura na Irlanda, para a tradicional cor cinza dos aviões da FAB. A transformação deste exemplar para a versão MRTT será feita posteriormente, em função da falta de prazo hábil para a entrega contratual.

Depois da pintura, o A330-200 seguiu para os Estados Unidos, onde foi entregue contratualmente, e neste domingo, 24, partiu para o Brasil.

O pouso aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pouco antes das 07h00 da manhã, após 12 hora de voo desde Victorville, nos EUA. A chegada pôde ser assistida ao vivo pela câmera do canal Golf Oscar Romeo, conforme vídeo a seguir:

O canal Plane Spotter HD Curitiba também capturou a chegada do novo jato da FAB por um ângulo diferente, conforme visto a seguir:

Depois dessa passagem por Campinas, na terça-feira, 26, a aeronave será apresentada oficial em cerimônia na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas, além de poder realizar reabastecimentos de outras aeronaves em voo (REVO).

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do Embraer KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.