25 de jul. de 2022

CTG Brasil anuncia hub de hidrogênio verde no Porto de Suape

Iniciativa pioneira foi lançada na tarde desta segunda-feira (25), na Casa da Indústria, no Recife, e vai promover o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco no combustível do futuro

Hoje Pernambuco - Transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape em um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível do futuro: essa é a proposta do TechHub Hidrogênio Verde, iniciativa pioneira lançada na tarde desta segunda-feira (25), na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Liderada pela CTG Brasil, uma das principais empresas de geração de energia limpa no País, em parceria com o Departamento Nacional do Senai, Senai Pernambuco e o Governo do Estado, a iniciativa concentrará em Suape a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). Juntos, os projetos receberão inicialmente investimentos de até R$ 45 milhões.

As propostas foram selecionadas na chamada pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, promovida pelo Departamento Nacional do Senai e pela CTG Brasil. O edital, cujo resultado foi divulgado em fevereiro passado, previa aporte de R$ 18 milhões nas soluções mais inovadoras aptas a gerar negócios relacionados ao combustível do futuro. Essa iniciativa faz parte da estratégia de investimento em P&D inovação da CTG Brasil alinhada ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado e promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Brasil conta com grande potencial para geração de energia a partir de fontes renováveis. Para o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, o país precisa ampliar o investimento em soluções inovadoras e sustentáveis. “Precisamos avançar mais em pesquisas. Nosso maior desafio é desenvolver uma diversidade de matrizes energéticas sustentáveis e confiáveis que poderão suprir as necessidades de energia de uma população em crescimento”, ressalta.

“O papel do Senai é colaborar na implantação desses projetos, que poderão contribuir para a elevação da atratividade do nosso Estado. Enxergamos no Complexo Industrial Portuário de Suape uma forma de testar a viabilidade desses projetos em um cenário real, agregando outras empresas e criando um verdadeiro hub de inovação”, explica a diretora-regional da instituição em Pernambuco, Camila Barreto.

Fonte: Blog do Jorge Lemos

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.