30 de jul. de 2022

OTAN realiza exercício aéreo na Romênia


Diego Alves - A Otan disse em um comunicado de imprensa que sete forças aéreas de toda a Aliança reuniram-se para um treinamento no espaço aéreo romeno para realizar exercícios coordenados combinados ar-solo “demonstrando interoperabilidade e preparação”.

De acordo com a OTAN aqui:

“O evento de um dia incluiu F-16 romenos, Rafales franceses e jatos alemães Tornado, bem como aviões de combate EA-18 dos EUA lançados do porta-aviões USS Harry S. Truman no Mediterrâneo. Em resposta à guerra da Rússia contra a Ucrânia, a OTAN reforçou significativamente a sua presença na parte oriental da nossa Aliança, com mais tropas, presença marítima e aeronaves em patrulha.

Em 28 de julho, o Comando Aéreo Aliado liderou uma operação dinâmica de longo alcance acima da Romênia, controlada pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas em Torrejón, o Centro de Controle e Relatórios da Romênia e um avião francês do Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado. Os F-16 romenos se juntaram aos jatos franceses Rafale e alemães Tornado, que foram desdobrados de suas respectivas bases. Eles se conectaram com os caças EA-18 da Marinha dos EUA do grupo de ataque do porta-aviões Harry S. Truman dos EUA, atualmente navegando no Mar Adriático. A formação simulou combates com caças F-16 belgas e F-18 espanhóis e o sistema de defesa aérea francês SAMP/T baseado em superfície.”



“Esta Atividade de Vigilância aprimorada permite que as forças abordem um amplo espectro de ameaças, de táticas a estratégicas, emanadas de várias direções”, disse o tenente-coronel Raphael, que faz parte da equipe de planejamento da atividade no Comando Aéreo Aliado.

“Os meios aéreos participantes estão simulando como degradar o sistema aéreo e de defesa integrado de um adversário para permitir operações de acompanhamento e liberdade de manobra necessárias para operações defensivas na OTAN e no espaço aéreo internacional. Reunir sete Aliados para um evento de formação tão complexo sublinha a capacidade da OTAN para concentrar fogos multinacionais e efeitos de componentes aéreos, marítimos e terrestres no mesmo local e ao mesmo tempo e garantir que tem a capacidade e interoperabilidade para responder no caso de o A aliança está ameaçada”, acrescentou o tenente-coronel Raphael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.