7 de out. de 2009

EUROCOPTER EC-725 SUPER COUGAR. O novo helicóptero das forças armadas brasileiras.

DESCRIÇÃO

Nas ultimas semanas o assunto “defesa” tem sido um protagonista importante nos jornais de grande circulação e na imprensa televisiva brasileira. Muito se tem falado das aquisições de submarinos, helicópteros e caças para as forças armadas do Brasil. Essa enxurrada de aquisições é decorrente de décadas de descaso governamental com nossas forças armadas e agora, de uma só vez, as autoridades estão correndo atrás do atraso. Um dos contratos já assinados se refere a aquisição de 50 exemplares do helicóptero de transporte médio EC-725 Super Cougar, desenvolvido pela Eurocopter, líder mundial na fabricação de helicópteros. O EC-725 adquirido será montado no Brasil, pela Helibras, uma empresa brasileira cuja maior parte das ações pertence a Eurocopter e será dividido entre a as forças armadas brasileiras na proporção de 18 unidades para a Força Aérea, 16 unidades para a Marinha e 16 unidades para o Exercito.

Acima: Derivado de uma grande família de helicopteros militares, o EC-725 levará para bem dentro do seculo 21 o nome Puma nos futuros campos be batalha.

O EC-725, foco deste artigo, é a ultima versão de uma extensa família de helicópteros cujo modelo base é o Aeropastiale SA-330 Puma já amplamente usado pelo Brasil na década de 80. Hoje, a Força Aérea Brasileira usa o modelo AS-332 Super Puma, assim como o Exercito do Brasil usa o AS-532 UE Cougar, também derivado do Puma. Com um histórico de 20 anos de bons serviços prestados as forças armadas do Brasil, nada mais natural que a aquisição do modelo EC-725, que além de ser uma versão muito mais moderna, é ainda, maior, e com capacidades melhoradas em relação a seus irmãos mais velhos.
O EC-725 fez seu primeiro vôo em novembro de 2000. Seu projeto visou o fornecimento de um helicóptero de busca e salvamento de combate (SAR) após o modelo AS-532 A2 Cougar ter sido rejeitado me testes para esta missão no fim da década de 90.

Acima: O painel do EC-725 é bastante completo e com seis displays multifuncionais que facilitam, em muito, o trabalho de pilotagem desta excelente maquina.

O EC-725 é propulsado por dois motores Turbomeca Makila 2A, controlados por um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine), e que é uma versão com 35% a mais de potencia que o motor Makila 1 A1, usado no Cougar. Cada motor Makila 2A proporciona 2413 hp de potencia permitindo a o EC-725 atingir uma velocidade máxima de 314 km/h e a uma velocidade de cruzeiro de 280 km/h. Outra diferença em relação ao seu antecessor é a instalação de uma nova hélice com 5 pás no EC-725 (a dos outros modelos da família Puma/ Cougar usam uma hélice de 4 pás), o que melhora a qualidade de sustentação do helicóptero.
A capacidade de transporte de carga é de 5670 kg e a capacidade de transporte de tropas chega a 29 soldados equipados que vão sentados. Esses números já podem dar uma idéia do tamanho deste eficiente helicóptero.
A caixa de transmissão é mais resistente que a instalada no motor do Cougar, para poder resistir ao aumento de potência e peso do EC-725 e, além disso, tem um sistema de lubrificação de emergência quer funciona com um spray, e permite o motor continuar funcionando por até 30 minutos caso seja atingido o reservatório de óleo e este vaze.

Acima: Definitivamente, o novo grupo propulsor com uma nova hélice de 5 pás deram novo folego à este membro da família Puma/ Cougar.

O EC-725 é um helicóptero projetado para ser usado em busca e salvamento de combate e por isso é equipado de forma diferenciada em relação a outros helicópteros de transporte da família Puma. Existe uma torreta na frente do EC-725 que abriga um sensor Sagem Euroflir 350 que é na verdade um sistema FLIR (Visor de imagens infravermelhas), que permite o vôo em condições de vôo adversas, de dia ou de noite. O helicóptero está equipado com um sistema de alerta radar EWR-99 (RWR) que visa a tripulação que o helicóptero está sendo rastreado por um radar hostil. A suíte eletrônica possui, ainda, com um equipamento de navegação baseado no sistema de posicionamento global GPS e um sistema inercial. O EC-725 conta com lançadores de iscas tipo chaff e flares que opera integrado a um sistema MAW (alerta de aproximação de míssil). Outro elemento da suíte de proteção do EC-725 é o sensor de alerta de iluminação laser, que avisa quando o helicóptero está sendo iluminado por um designador laser.
Acima: Os sistemas eletrônicos e a blindagem removível, empregados no projeto do EC-725, permitem uma boa capacidade de sobrevivência em ambiente de combate.

O EC-725 pode ser armado com metralhadoras montadas nas portas laterais, como as FN Mag, em calibre 7,62X51 mm. Esta metralhadora dispara 1000 tiros por minuto e seu alcance efetivo é de 800 metros aproximadamente. Podem ser transportados, também, armamentos mais pesados montados em suportes laterais. Estes armamentos podem ser compostos por lançadores de foguetes não guiados de 68 mm e com 19 foguetes ou casulos de canhões de 20 mm fabricados pela GIAT francesa, carregados com 180 munições.


Acima: Nesta foto pode-se ver uma das possiveis composição de armamentos do EC-725. A esquerda, um casulo lançador de foguetes de 68 mm, e a direita, um casulo com um canhão GIAT de 20 mm.

O EC-725 trará as forças armadas brasileiras um incremento na capacidade de busca e salvamento de combate, apoio em casos de desastres naturais e transporte de tropas. A montagem será feita em Itajubá, Minas Gerais, cidade onde a Helibras mantém uma fabrica. O contrato previu um amplo pacote de transferência de tecnologia que vai promover a capacidade da Helibras em diversos sistemas do projeto do EC-725.

Acima: Um desenho em três dimensões do EC-725. A primeira vista ele pode se parecer muito com o Cougar, porém as novas tecnologias empregadas criaram um helicptero novo e mais capaz.

FICHA TÉCNICA
Propulsão: 2 motores Turbomeca Makila 2A com 2413 hp cada.
Velocidade máxima: 314 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 1400 km (travessia).
Razão de subida vertical: 216 m/min.
Teto de serviço: 6000 m
Carga: 29 soldados equipados; Cargas externas de até 5670 kg.
Armamento: 2 metralhadoras FN MAG calibre 7,62X51 mm, casulos para 19 foguetes de 68 mm, Casulos com canhões GIAT de 20 mm.



Fonte: Campo de batalha aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.