Segundo o senador Jorge Viana (PT), a ferrovia cortará o Acre até Cruzeiro do Sul, e de lá chegará ao Peru
Ferrovia sairá do RJ e seguirá até o AC |
Fábio Pontes - Está oficializado o acordo binacional para a construção da megaferrovia que passará pelo Acre interligando os portos brasileiros do Oceano Atlântico aos peruanos do Pacífico. O acordo para a obra, a ser executada entre Brasil e China, foi oficializado na tarde desta terça-feira (19) no Palácio do Planalto entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro chinês Li Keqiang.
“Um novo caminho para a Ásia se abrirá pelo Brasil”, disse a presidente Dilma. Segundo estimativas, a construção da ferrovia terá um custo aproximado entre US$ 5 bilhões e US$ 12 bilhões. A obra vem sendo comemorada pelas autoridades acreanas como empreendimento para aquecer a economia regional.
Segundo o senador Jorge Viana (PT), a ferrovia cortará o Acre até Cruzeiro do Sul, e de lá chegará ao Peru. Com isso, o Brasil quer reduzir o tempo e os custos de suas exportações para o mercado asiático, um dos mais pujantes do mundo.
A China tem especial interesse na obra pois diminuirá a dependência de suas relações comerciais com o Brasil em relação ao Canal do Panamá, onde o principal concorrente chinês, os EUA, exercem bastante influência. Ainda não há previsão de começo nem término da construção da megaferrovia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.