Se confirmado, o acidente será mais um golpe para os militares de Taiwan após a morte de um piloto depois que seu avião também caiu no mar no mês passado.
O F-16 desapareceu do radar dois minutos após decolar da base aérea em Hualien, na costa leste da ilha, às 18h07, de acordo com um breve comunicado da Força Aérea.
O avião estava a cerca de 16 km (10 milhas) sobre o mar quando os controladores perderam contato com o piloto, mais tarde identificado como Coronel Chiang Cheng-chih, e uma missão de busca foi iniciada. O Centro de Coordenação de Resgate da ilha informou que enviou um helicóptero para procurar o avião desaparecido com a ajuda de cinco navios da guarda costeira.
A Força Aérea disse que Chiang era o comandante de esquadrão, e possuía cerca de 2.230 horas de voo.
O avião desapareceu poucas horas depois que o presidente taiwanês Tsai Ing-wen compareceu a um evento em memoria ao piloto que faleceu no acidente em 29 de outubro.
Após um acidente com um caça a jato F-5E na costa de Taitung, sudeste de Taiwan, no dia 29 de outubro, a Força Aérea de Taiwan aterrou toda frota dos jatos.
A força aérea de Taiwan já perdeu sete F-16 em acidentes, seis deles fatais, desde 1988.
No incidente mais recente com F-16, há dois anos, um dos caças caiu nas montanhas perto de Taipei durante o exercício de anual, matando o piloto.
Taiwan tem cerca de 142 jatos F-16A e F-16B e inaugurou o primeiro centro de manutenção de F-16 da Ásia em agosto.
FONTE: MoD Taiwan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.