22 de dez. de 2020

Super Hornet demonstrou sua compatibilidade com os porta-aviões da Marinha indiana

A Boeing anunciou que seu caça F/A-18E/F Super Hornet Bloco III demonstrou compatibilidade com os porta-aviões indianos. O jato pode se tornar um possível eixo para a cooperação naval Índia-EUA.

Giordani - A gigante aeroespacial norte-americana anunciou na segunda-feira (21) que seu caça F/A-18E/F Super Hornet demonstrou ser capaz de operar com os porta-aviões da Índia, mas a companhia permaneceu cética sobre o plano da Marinha de combinar sua licitação para 57 jatos de combate multifuncionais baseados em porta-aviões com a licitação da Força Aérea Indiana que busca adquirir 114 aviões.

Tendo como principal concorrente o francês Rafale da Dassault pelo contrato da Marinha, a Boeing lançou o Super Hornet como um alicerce para a cooperação na aviação naval entre os Estados Unidos e a Índia.

“O primeiro lançamento bem-sucedido e seguro do F/A-18E Super Hornet fazendo uso de uma ski jump inicia o processo de validação para operar de forma eficaz a partir de porta-aviões da Marinha indiana”, disse Ankur Kanaglekar, executivo da Boeing para o programa de caças da Índia.

Kanaglekar disse que sempre estiveram confiantes em atender aos requisitos indianos, mas “estamos ainda mais confiantes agora de que podemos cumprir plenamente o modo STOBAR para a marinha indiana”.

Os caças baseados em porta-aviões são divididos em três categorias;

STOVL (Short Take Off and Vertical Landing – decolagem curta e aterragem vertical)

STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery – decolagem curta e recuperação por cabo)

CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery – decolagem assistida por catapulta e recuperação por cabo).

Enquanto os porta-aviões dos EUA usam o modo CATOBAR, os indianos – INS Vikramaditya e o em construção – empregam o modo STOBAR. Portanto, a validação da capacidade STOBAR pela Marinha era um requisito básico.

Kanaglekar disse que o F/A-18E Bloco III acrescentará valor à Marinha indiana na forma de tecnologias avançadas de combate a um baixo custo de aquisição e custo acessível por hora de voo devido ao seu design de fácil manutenção e durabilidade.

O Rafale M é o principal rival do Super Hornet na licitação da Marinha indiana

“A Marinha da Índia pode se beneficiar dos investimentos de bilhões de dólares feitos em novas tecnologias no Super Hornet pela Marinha dos EUA e vários clientes internacionais, incluindo tecnologia de rede avançada, maior alcance e baixo arrasto com tanques de combustível conformais, consciência situacional aprimorada com um novo sistema de cabine avançado e vida útil de mais de 10.000 horas”.

“A comunalidade e a interoperabilidade entre a Marinha dos Estados Unidos e da Índia serão incomparáveis”, disse Kanaglekar.

FONTE: The Print; The Economic Times

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