Murilo Basseto - A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quinta-feira, 30 de junho, que, pela primeira vez na história, um Embraer KC-390 Millennium partiu para uma missão no continente gelado do Sul do mundo.
Embora o jato bimotor multimissão brasileiro já esteja há algum tempo operando na FAB, e já com algumas unidades entregues, até agora o quadrimotor turboélice C-130 Hércules seguia como a aeronave que se deslocava até a Antártica para as missões de entrega de suprimentos à Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha do Brasil.
Isso acontecia porque os KC-390 ainda não operavam pelo Esquadrão Gordo (1º/1º – Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte), baseado na Base Aérea do Galeão e responsável pelo abastecimento da Estação.
Agora, com os dois primeiros exemplares do jato da Embraer tendo sido entregues ao 1º/1º em março deste ano, nesta última terça-feira, 28 de junho, um deles partiu do Rio de Janeiro com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, marcando a primeira etapa da missão.
O Millennium fará o mesmo procedimento que já era feito com o Hércules, ou seja, partirá para um sobrevoo à estação brasileira de pesquisa, e na passagem sobre o local, fará o lançamento aéreo dos suprimentos, alocados em caixotes que descerão de paraquedas até o gelado solo antártico.
Até esta noite de quinta-feira, a FAB não havia disponibilizado mais detalhes sobre a programação da operação, restringindo-se ao sucinto vídeo apresentado abaixo, com imagens da preparação antes da partida no Rio de Janeiro. O AEROIN trará mais informações conforme foram apresentadas pela Força Aérea.
Prontidão e operacionalidade, essa é a nossa Força Aérea.#FAB #AsasQueProtegemOPais https://t.co/EDEfiEZG89
— Brigadeiro Adolfo (@adolfoaleixo) July 1, 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.