21 de mai. de 2024

Caça F-35C da Marinha dos EUA realiza pouso de emergência no Rio de Janeiro

 

Fernando Valduga - Pela primeira vez um caça de quinta-geração pousou em um aeródromo brasileiro e não estava programado. No dia 18 de maio, um F-35C da Marinha dos EUA realizou um pouso de emergência em uma base no Rio de Janeiro.

O caça furtivo Lockheed Martin F-35C Lightning II, versão embarcada em porta-aviões do Joint Strike Fighter fez o pouso de emergência na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), estado do Rio de Janeiro. A aeronave faz parte do esquadrão VFA-147 “Argonauts”, parte do Carrier Air Wing 14, que está atualmente na costa brasileira a bordo do porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN-73) da Marinha dos EUA, que participa da Operação Southern Seas 2024.

Juntamente com o F-35C “AG-316”, também pousou na base naval carioca o F-18F Super Hornet “AG-211” do famoso esquadrão VFA-103 “Jolly Rogers”.

Durante manobras com a Marinha Brasileira, a aeronave stealth apresentou um problema técnico relacionado à indicação de combustível, obrigando o piloto a declarar emergência quando estava a 87 km ao sul de São Pedro da Aldeia e pousando então na BAeNSPA.

O porta-aviões USS George Washington (CVN-73) está em trânsito da Virgínia para o Japão. Além do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Equador realizarão exercícios com o Carrier Strike Group (CSG) 10, liderado pelo porta-aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.