8 de mai. de 2024

TK: População chega às 19h, dorme ao relento e sofre para tentar a expedição de uma RG no outro dia na DP

Pessoas dormindo ao relento para tentar tirar uma ficha no outro dia 


Raimundo Accioly - Em Tarauacá, o terceiro maior município do Acre em habitantes, a procura pela emissão de Carteiras de Identidades tem sido muito maior que a oferta do Estado através da Delegacia de Polícia Local. São apenas 30 (trinta) carteiras emitidas por dia, sendo 15 pela manhã e 15 pela tarde. Por essa razão, as pessoas que habitam na zona urbana e também as comunidades rurais, estão chegando à delegacia às 19 h (7 horas da noite) para assegurarem uma ficha no outro dia a partir das 6 horas da manhã. Essas cenas se repetem há muito tempo.

Famílias chegam as 19 horas. As fichas são distribuídas no dia seguinte pela manhã

Para aguardar a noite inteira pra ver se conseguem uma ficha no outro dia de manhã, os tarauacaenses entre crianças, jovens, adultos e idosos, estão dormindo ao relento, na frente de um açougue situado nas proximidades da delegacia. Eles levam agasalhos, parentes, a mamadeira das crianças e a indispensável garrafa de café. "Enquanto uns dormem, outros 'pastoram' através de um revezamento estabelecido por nós", disse um morador. "Os que moram na zona rural a espera é muito maior. Eles vêm de suas comunidades ribeirinhas e ficam morando no barco, até o horário de virem pra delegacia para buscar atendimento, sabe-se lá quando. Outras famílias inteiras chegam dos ramais. O sofrimento é grande", finalizou o servidor.

Mães de famílias e crianças com mamadeira constatam o desespero das pessoas

Informações colhidas pelo blog, dão conta de que a estrutura montada pelo estado para a expedição do documento não está sendo suficiente para atender todos. "Existem apenas uma máquina e dois servidores cedidos pela prefeitura e pela câmara para realizarem o serviço. Um atende pela manhã e o outro à tarde. Precisamos de mais máquinas, mais servidores e mais parceiros para ajudar a população a não passar por esse constrangimento apenas para solicitar um documento que é seu de direito", disse um servidor que pediu pra não ser identificado.

Outra solução apontada seria uma parceria entre prefeitura, estado e iniciativa provada para a criação em Tarauacá, de uma Central de Serviços Públicos - OCA, que amenizaria a situação não só de quem precisa expedir uma RG, mas também outros documentos e serviços públicos.

Um vídeo (abaixo) gravado por um popular e divulgado no Instagram do `Nóis na net´, mostra a realidade


 

 DO BLOG.

Fica aqui o apelo para que haja com muita brevidade uma intervenção dos poderes constituídos, representantes do povo na Câmara de Vereadores, na ALEAC, Câmara Federal e Senado, para que uma medida emergencial seja tomada até que se monte uma estrutura maior que não permita que o povo, que ja tem suas dificuldades diárias, ainda tenha que passar por essa situação vexatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.