Ascom FAEAC
Por Wanglézio Braga - Mulheres da zona rural de três municípios acreanos — Manoel Urbano, Sena Madureira e Feijó — estão no centro de um projeto ousado que pretende transformar quintais em verdadeiras lavouras de café. Batizada de “Quintal Produtivo”, a iniciativa pretende distribuir 100 mil mudas de café para 100 mulheres, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre).
A proposta foi apresentada por Elayne Camilo, diretora da Associação Mulheres da Terra e da Cooperpurus, durante reunião com a diretoria do Senar. Segundo ela, o foco é claro: gerar autonomia produtiva e fortalecer a economia local por meio do protagonismo feminino.
“Essa ação será fundamental para ampliar a renda e a autoestima dessas mulheres. O Senar já é nosso parceiro de longa data e temos confiança de que esse projeto vai transformar realidades”, explicou Elayne.
O superintendente do Senar – Acre, Mauro Marcello, celebrou a proposta e garantiu o engajamento da instituição. Para ele, o desenvolvimento do setor rural passa pela valorização das mulheres.
“O Senar entende que o fortalecimento da agricultura familiar passa, necessariamente, pelo protagonismo feminino. Projetos como o ‘Quintal Produtivo’ têm todo o nosso apoio e dialogam diretamente com a nossa missão de levar capacitação e inclusão produtiva ao campo”, declarou.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA GARANTIDA
A coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Acre, Stefanye Torres, destacou que os municípios envolvidos já são atendidos por técnicos da instituição e que a implantação da cultura do café pode gerar novas cadeias produtivas locais.
“Conhecemos o potencial produtivo dessas mulheres. Com orientação técnica adequada, elas terão ainda mais oportunidades. Estaremos lado a lado para garantir bons resultados, inclusive com foco em mercado e comercialização”, ressaltou.
FEIRA AGROPECUÁRIA E PARCERIAS LOCAIS
Durante o encontro, Elayne Camilo também convidou o Senar a participar da Feira Agropecuária de Manoel Urbano, prevista para os próximos meses. O evento está sendo organizado em conjunto com a Associação Mulheres da Terra e a Cooperpurus, como parte da estratégia de fortalecer a visibilidade das produtoras e movimentar a economia rural da região.
UM NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO
A união entre associações, cooperativas e instituições de ensino rural projeta novos horizontes para o agronegócio acreano, especialmente na valorização das mulheres do campo. O projeto “Quintal Produtivo” é o primeiro passo de uma jornada que alia inovação, inclusão e sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.