No entanto, as FDI até agora não atacaram do ar contra a instalação nuclear de Fordow, que fica embaixo de uma montanha
Infográfico da IDF indicando o layout da instalação nuclear iraniana de Natanz, 13 de junho de 2025.Por YONAH JEREMY BOB, AMICHAI STEIN, EQUIPE DO JERUSALEM POST
As IDF anunciou na tarde de sexta-feira que não apenas atacou a instalação nuclear de Natanz, no Irã, na manhã de sexta-feira, mas até destruiu vários andares de sua instalação subterrânea, incluindo o salão principal que contém a maior quantidade de centrífugas para enriquecer urânio. Além disso, a militar supostamente conduziu uma segunda rodada de ataques aéreos contra a instalação nuclear na tarde de sexta-feira.
A Unidade do Porta-Voz da IDF esclareceu que Natanz é a maior instalação de enriquecimento de urânio no Irã, acrescentando que é um dos poucos locais com capacidade para enriquecer a níveis mais altos e transformáveis em armas de urânio, ao contrário de alguns locais que só podem enriquecer a níveis mais baixos.
Natanz vem "operando há anos para obter armas nucleares e contém a infraestrutura necessária para o enriquecimento de nível militar", afirmaram os militares.
Os ataques aéreos da manhã de sexta-feira atingiram com sucesso a área subterrânea das instalações de Natanz, que inclui uma sala de enriquecimento de vários andares com centrífugas, salas elétricas e infraestrutura de apoio adicional.
(Ilustrativo) Vista de um prédio danificado após um incêndio na Instalação Nuclear de Natanz, no Irã, em Isfahan, Irã, em 2 de julho de 2020. (crédito: ORGANIZAÇÃO DE ENERGIA ATÔMICA DO IRÃ / WANA VIA REUTERS)A Força Aérea de Israel também atingiu com sucesso a "infraestrutura vital" em Natanz que "apóia a continuidade de suas operações e o avanço do programa de armas nucleares do Irã".
Em julho de 2020, uma grande instalação nuclear em Natanz foi destruída e, em abril de 2021, outra instalação foi sabotada, incluindo aspectos subterrâneos e elétricos. O Irã acusa o Mossad de responsabilidade pelos danos.
A relação exata entre os danos às instalações de Natanz em 2020-2021 e os danos causados na sexta-feira não é clara, embora os danos de sexta-feira pareçam ser potencialmente mais abrangentes.
Israel é capaz de atingir Fordow com o mesmo sucesso?
Embora as FDI tenham capacidades que poderiam danificar e causar desmoronamentos em Fordow, nenhum oficial das FDI fez uma declaração até agora sobre ter atacado o local.
Desde que os EUA usaram a bomba MEGA bunker buster de 30.000 libras MOAB ("Mãe de Todas as Bombas") no Afeganistão em 2017 (oficialmente chamada de GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast bomb), uma arma que Israel não possui, é amplamente conhecido que Washington tem capacidades maiores para potencialmente destruir Fordow.
Ainda há questões em aberto sobre quanto do urânio enriquecido a 60% do Irã e as centrífugas avançadas foram danificados pelos ataques, dado que até mesmo relatórios públicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmaram que muitos estão em Fordow e outros estão espalhados.
במהלך הלילה, מעל ל-200 מטוסי קרב של חיל-האוויר, תקפו בהכוונה מודיעינית מדויקת של אגף המודיעין, יותר מ-100 מטרות ברחבי איראן, בהן מקומות המסתור של בכירים בצמרת הצבאית האיראנית. pic.twitter.com/CegBAm9IsT
— Israeli Air Force (@IAFsite) June 13, 2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.