O navio Capana (T-61) ficou encalhado perto da costa de Falcón, com o casco submerso abaixo da linha d'água habitual, sem possibilidade de recuperar a flutuabilidade ou se libertar por meios próprios
Encalló un buque de desembarco de la Armada de Venezuela durante ejercicios de defensa https://t.co/5DPeG4hTyU
— infobae (@infobae) October 16, 2025
Nas fotos, o casco do navio parece afundado abaixo de sua linha d'água normal, com a água atingindo o número de identificação do navio. O evento ocorre menos de dois anos depois que o navio recebeu uma modernização abrangente.
De acordo com vídeos e fotografias tiradas da costa, o navio desabou da proa depois de encalhar e não conseguiu recuperar sua capacidade de flutuabilidade ou se libertar por conta própria. O barco ficou encalhado perto da praia, com água cobrindo uma parte significativa do casco.
O regime da Venezuela lançou seu plano de "fusão cívica-militar-policial" no estado fronteiriço de Apure
Até o momento, nem o Ministério da Defesa nem o Comando Operacional Estratégico da FANB emitiram uma declaração sobre o episódio ou sobre a situação da tripulação.
O navio Capana (T-61) ficou encalhado perto da costa de Falcón, com o casco submerso abaixo da linha d'água habitual, sem possibilidade de recuperar a flutuabilidade ou se libertar por meios próprios
O Capana T-61 é um dos quatro navios de desembarque da classe Capana-Alligator, originalmente encomendado de estaleiros sul-coreanos em 1982 e em serviço desde 1984. Com deslocamento de 4.070 toneladas, 104,8 metros de comprimento e capacidade operacional para transportar até seis tanques ou 18 veículos blindados, esses navios estão equipados para movimentar tropas e materiais em grandes volumes.
Sua tripulação regular é de 130 tripulantes, embora nesta operação se estime que transportou mais de 300 pessoas entre militares e pessoal de apoio, segundo relatórios não oficiais.
Entre 2020 e 2023, o ARV Capana passou por uma revisão de meia-vida nos estaleiros nacionais da DINACA, culminando em abril de 2023. O processo incluiu a modernização de sistemas de armas, motores, compartimentos, comunicações, rampa de proa e cabine de comando, entre outras áreas críticas.
"O navio foi atualizado e colocado de volta em serviço após uma extensa modernização que levou vários anos", disse um relatório oficial sobre o trabalho de manutenção.
Entre 2020 e 2023, o ARV Capana passou por uma revisão de meia-vida nos estaleiros nacionais da DINACA, culminando em abril de 2023
O incidente ocorreu poucos dias depois que o Capana T-61 participou de exercícios militares na Ilha Margarita que simularam a defesa contra uma invasão naval. Nesta ocasião, o navio foi designado para a Unidade Regional de Reação Anfíbia (URRA) do estado de Zulia, com sede em Punto Fijo. Fontes próximas à operação indicaram que o acidente ocorreu durante uma manobra costeira de rotina na qual, de repente, o navio teria tocado o fundo.
A perda temporária ou permanente de uma embarcação logística com essas características tem efeito direto na operação da Marinha venezuelana, em um contexto em que o ditador Nicolás Maduro ordenou reforços nas fronteiras e nas áreas costeiras do país.
O líder chavista anunciou a ativação do plano "Independência 200" nas áreas fronteiriças e costeiras, tendo em vista o destacamento militar dos EUA no Caribe e na fronteira com a Colômbia.
El dictador Nicolás Maduro anunció la activación del plan “Independencia 200” en áreas fronterizas y litorales, ante el despliegue militar estadounidense en el Caribe (REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria/Archivo)
"Estamos conquistando a paz, zona por zona, território por território", disse Maduro durante uma mensagem transmitida pela Venezolana de Televisión na quarta-feira.
A mobilização de tropas e o estado de alerta se espalharam ao longo da costa e de várias regiões estratégicas. O chamado "número dois" do chavismo, Diosdado Cabello, liderou ações semelhantes em Miranda e ressaltou que o país permanece em "resistência ativa e prolongada" diante de "pressões externas".




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.