Aterrissado em Tarauacá
É verdade, trata-se do BARÃO DE MAUÁ avião batizado com esse nove pelo então governador do território do Acre, Guiomar dos Santos. Esse avião era "Pau pra toda obra" no Governo Territorial, e era o mesmo que trazia o pagamento dos funcionários públicos antigamente. Esse era meio Híbrido, naquela época já existia hélice de metal, mas este ainda está com a de madeira, e um equipamento parecendo um cooller está abaixo do motor esquerdo. Interessante saber como esse avião veio parar no Acre, assim que viajar vou pesquisar mais a respeito.
O Anson era um monoplano bimotor de asa baixa de 1935. Foi inicialmente projetado para o correio aéreo civil, porém facilmente convertido para Aeronave de patrulha para o Comando Costeiro. Foi à primeira aeronave com trem de pouso retrátil a equipar esquadrões da RAF. Posteriormente foi largamente empregado para treinamento de tripulações, tarefas de comunicação e até busca e salvamento. A ''Faithful Annie'' foi retirada do serviço na RAF somente em maio de 1968! Ao todo 11.022 unidades foram produzidas, diversas delas exportadas para outros países.. O modelo Anson Mk.1 tinha dois motores AS Cheetah com 350HP de potência cada. A envergadura era de 17,22m e o comprimento de 12,88m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.280Kg; atingia a velocidade máxima de 303Km/h, com alcance de 1.250Km e teto de 5.800m.
Discursando o Governador José Guiormar dos Santos. À sua direita: Deputado Hugo Carneiro.
Data: 1948
Acervo: C.D.I.H.
Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas
Comunidade prestigiando o batismo do Avião bimotor Barão de Mauá, pertencente ao Governador do Território.
Vejam mais fotos deste modelo preservado pelo mundo.
Caro Amigo Palazzo!
ResponderExcluirDescobri um achado maravilhoso que socializo com vc!
Acesse: http://ex-ogma.blogspot.com
Abrãço forte :)