Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova versão da alga vermelha Palmaria que, ao ir para a panela, fica crocante e saborosa como a iguaria suína
De acordo com os cientistas, a alga com sabor de bacon é rica em vitaminas,
minerais e antioxidantes(iStockphoto/Getty Images)
Cientistas americanos criaram um alimento saboroso, crocante, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. E o melhor: com gosto de bacon. O novo ingrediente é uma incrível versão da alga vermelha do grupo Palmaria desenvolvida nos laboratórios da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, nos últimos quinze anos.
"Esse é um superalimento duas vezes mais nutritivo que couve", diz o pesquisador Chuck Toombs, envolvido na criação da "alga-bacon".
Alimento "mágico" - A alga, que cresce na costa do Pacífico e Atlântico, é tradicionalmente usada como tempero ou suplemento nutricional. Conhecendo o potencial da substância para compor uma dieta saudável, a equipe de cientistas decidiu aperfeiçoar suas características com técnicas de engenharia química e genética. Acabaram patenteando na última semana uma versão tão saborosa quanto a carne suína, que poderia ser usada na indústria de alimentos e em versões domésticas.
"Não há muito interesse em comê-la fresca mas, quando é frita, fica com sabor de bacon e não de alga. É um sabor bastante forte", diz o biólogo Chris Langdon, responsável pelo estudo.
Os pesquisadores receberam um prêmio do departamento de agricultura do Oregon para explorar a alga como uma "safra especial" e estão trabalhando com chefs de cozinha para que o novo alimento seja usado como ingrediente em diversos pratos.
Ela ainda não está disponível no mercado, mas os cientistas esperam que logo seja aprovada pelos órgãos competentes e ganhe os mercados. Se ela realmente tiver gosto de bacon, provavelmente será o superalimento mais vendido do globo.
(Da redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.