Noto que aqui em Tarauacá tem muita gente cheio de direito, mas esquece que tem deveres para se viver minimamente bem dentro de uma sociedade. O simples fato de você jogar papel no chão já infringe o direito de outra pessoa, 'cidadão', de residir em uma cidade limpa, e: Um aluno estudar em uma carteira limpa; não correr riscos desnecessários no trânsito; direito ao sossego e ao descanso etc.
NORADAR- Portanto, 'Cidadania' é o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão/indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
As cidades estado gregas eram denominadas "pólis", onde nasce a política, por isso o conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na organização do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
Pode-se entender, portanto, que cidadania é a soma de conquistas cotidianas, na forma da lei, de reparações a injustiças sociais, civis e políticas, no percurso de sua história e, em contrapartida, a prática efetiva e consciente, o exercício diário destas conquistas com o objetivo exemplar de ampliar estes direitos na sociedade. Neste sentido, para exercer a cidadania em sua plenitude torna-se absolutamente necessário a percepção da dimensão histórica destas conquistas no percurso entre passado, presente e futuro da nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.