O monumento foi construído artesanalmente por militares do próprio Batalhão, incluindo a arte do avião. O mês de outubro foi marcado pelas celebrações alusivas ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira.
O evento contou com a presença do Comandante do 29° BIB, Coronel André Luiz de Souza Dias, do Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques e, ainda, de Comandantes das unidades sediadas na Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM).
Os registros históricos da Aviação de Caça em Santa Maria (RS) destacam que em 1937, o Brigadeiro do Ar Nero Moura, após a promoção a Capitão, foi designado Subcomandante e Comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria (RS).
“Reverenciar o Brigadeiro Nero Moura e a passagem dele por Santa Maria nos deixa lisonjeados por estarmos aqui participando desta homenagem, através da inauguração deste brilhante monumento que cultua o nosso passado e nos faz reviver a história de um herói de guerra tão importante para a Aviação de Caça Brasileira”, destacou o Comandante da Ala 4.
Patrono da Avião de Caça
O Brigadeiro Nero Moura nasceu na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, no dia 30 de janeiro de 1910. Foi o primeiro comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, enviado para atuar na Campanha da Itália em 1944. Voando aeronaves P-47 Thunderbolt, em pouco mais de sete meses de operações, o Grupo, sob a liderança do então Major Nero Moura, realizou 445 missões distribuídas em 2.550 surtidas. O militar cumpriu a expressiva marca de 62 missões de guerra.
Em 31 de janeiro de 1951, foi empossado Ministro da Aeronáutica e em agosto do mesmo ano foi promovido a Brigadeiro do Ar. Em 17 de janeiro de 1995, foi oficialmente declarado Patrono da Aviação de Caça Brasileira. Faleceu no dia 17 de dezembro de 1994, na cidade do Rio de Janeiro.
O 29° BIB
É vocacionado para a defesa da Pátria utilizando como principal meio a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113-BR. Realiza operações de garantia da Lei e da Ordem e participa de ações em proveito da Nação. A Organização Militar integrou a Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial e já participou de Missões de Paz no Timor Leste e no Haiti. É subordinado à 6ª Brigada de Infantaria Blindada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.