O evento contou com a participação de Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI do Brasil; Diego Hernández Losada, vice-ministro do Conhecimento, Inovação e Produtividade da Colômbia; Darío Montoya, embaixador da Colômbia no Brasil; Clezio Marcos de Nardin, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); e Julio Hideo Shidara, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil , entre outros.
Funcionários públicos e representantes do setor privado brasileiro e colombiano participaram, para com o apoio e a experiência do Brasil, direcionar esforços em uma cooperação que contribua para o desenvolvimento de uma política espacial de longo prazo na Colômbia, trazendo melhoria à sua capacidade técnica na aplicação e apropriação de tecnologias espaciais.
A AEB apresentou as fases de elaboração do Programa Nacional Espacial (PNE) e seu desdobramentos. Também destacou os investimentos em Alcântara no contexto de desenvolvimento regional com o PDI-CEA (Centro Espacial de Alcântara).
O INPE apresentou a Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão e áreas relacionadas ao ensino e pesquisa espacial, como as Ciências Planetárias e Aeronomia, Pequenos Satélites e Observação da Terra. Indicou que está aberto ao desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta entre o INPE e universidades colombianas, nas áreas e temáticas afins aos cursos de pós-graduação do INPE, estreitando laços de cooperação e incrementando nossas relações para o benefício mútuo das duas nações.
Fonte: INPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.