Objetivo é propor estudos, pesquisas e ações com foco nas áreas de ciência, tecnologia e inovação
Na última quinta-feira (25), aconteceu a assinatura do protocolo de intenções entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O objetivo é oficializar o interesse das instituições em propor conjuntamente estudos, pesquisas e ações com foco nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, com base nas possibilidades de desenvolvimento e aplicação das tecnologias espaciais e de seus produtos e serviços, pautadas pela exploração e uso do espaço exterior para fins pacíficos.
De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, esse foi o pontapé inicial para o início de uma grande parceria. “Estarmos próximos da UFT é um motivo de orgulho, tenho certeza que isso nos abre muitas oportunidades e uma delas é a de operação de balões estratosféricos, mas esse é apenas um dos exemplos. Estamos muito gratos e espero que em breve possamos visitar a universidade para assim conhecermos a realidade, as demandas e principalmente de que maneira poderemos somar nos esforços”, disse.
Já o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, informou que está à disposição e que o acordo fortalece as relações. “É uma grande satisfação, isso é um marco na história da nossa universidade”, comentou.
Além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial, o acordo também prevê ações de fomento para que o estado de Tocantins possa criar novos produtos e tecnologias advindas da área espacial e se torne exportador de soluções espaciais, aumentando o desenvolvimento e a produtividade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.