Um contrato com um novo cliente para o Embraer C-390 Millennium pode ser assinado até o final de março e o programa abrirá pelo menos mais uma linha de montagem em um futuro próximo, informa o chefe do negócio de defesa da Embraer à Aviation Week.
Joao Bosco Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, não identificou o possível assinante do contrato. O pedido poderia marcar a finalização de termos com um dos três países—Áustria, República Tcheca e Holanda—que se comprometeram a comprar o avião-tanque-transporte desde junho de 2022.
“Estou muito otimista para anunciar um novo operador no primeiro trimestre de 2024,” disse Bosco em uma entrevista na véspera do Singapore Airshow.
A Embraer também está comercializando o transporte bimotor para vários outros países, incluindo pelo menos os governos de Colômbia, Egito, Índia, Nigéria, Ruanda, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia e EUA. O C-390, que faz sua primeira aparição no Singapore Airshow, fez paradas na Nigéria, Arábia Saudita e Índia a caminho da região Ásia-Pacífico. E a aeronave voará em seguida para a Tailândia para mais demonstrações locais.
Enquanto a empresa faz campanha para grandes pedidos de frota pelos governos da Arábia Saudita e Índia, Bosco disse que a Embraer está aberta a estabelecer linhas de montagem adicionais para o C-390, que atualmente é entregue apenas de Gavião Peixoto, Brasil.
Os governos da Arábia Saudita e da Índia frequentemente exigem que os fabricantes estabeleçam uma linha de montagem local em troca da assinatura de grandes pedidos de frota.
“Eu acredito que no futuro—no futuro próximo—o KC-390 terá mais de uma linha de montagem no mundo,” diz Bosco.
Mais de duas linhas de montagem também não foram descartadas. Perguntado se a Embraer estaria aberta a gerenciar três linhas de montagem globalmente, Bosco respondeu: “Pode ser. Poderiam ser quatro!”
As observações de Bosco refletem uma mudança na emenda do programa desde que a Holanda se comprometeu a comprar até cinco aeronaves em junho de 2022. Desde então, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul assinaram compromissos de comprar C-390s adicionais, juntando-se aos quatro compradores atuais Brasil, Hungria, Portugal e Coreia do Sul.
FONTE: Aviation Week
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