8 de out. de 2024

Senado aprova Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central

Com 66 votos a favor e 5 contra, Galípolo vai assumir o cargo em 2025


Retrato do economista Gabriel Galípolo, um homem de cabelo escuro, vestindo um terno azul escuro, camisa branca e gravata azul clara, gesticulando enquanto fala ao microfone com um fundo de figuras geométricas cinza.

Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para sabatinar o economista Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para a presidência do Banco Central (BC). Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Senado Federal aprovou, na tarde desta terça-feira (8), o nome de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. Foram 66 votos a favor e 5 contrários na votação em plenário, feita em caráter de urgência.

Mais cedo, Galípolo foi aprovado com unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ele atualmente ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, e vai assumir a presidência em 2025.

Em uma sabatina que transcorreu sem embates, Galípolo foi questionado mais de uma vez sobre riscos de o governo exercer influência sobre a condução da política monetária após sua posse, mas respondeu que nunca foi pressionado no cargo e recebeu liberdade total para atuar no BC.

“Toda vez que me foi concedida a oportunidade de encontrar o presidente Lula, eu escutei de forma enfática e clara a garantia da liberdade na tomada de decisões e que o desempenho da função deve ser orientado exclusivamente pelo compromisso com o povo brasileiro”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.