Por Wanglézio Braga - Produtores de café de Acrelândia participaram de um importante evento de capacitação sobre a implantação, manejo, custos e rentabilidade dos cafés robustas amazônicos. O encontro, realizado nesta semana, reuniu mais de 40 membros da Associação dos Produtores Rurais do Ramal Campo Novo (APRURACAN), técnicos agrícolas da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI) e convidados da Prefeitura de Acrelândia e de Rio Branco.
As atividades foram organizadas por pesquisadores da Embrapa-Acre e um professor do Instituto Federal do Acre (IFAC), além de contar com a presença especial de um representante da Embrapa de Rondônia, que contribuiu com sua experiência e conhecimento no cultivo de café robusta.
O agrônomo Daniel Lambertucci, um dos responsáveis pela dinâmica do Dia de Campo, explicou a estrutura do evento: “Dividimos os grupos em uma propriedade e lá eles vão receber, por 30 minutos em média, as palestras dos pesquisadores. Em seguida, os grupos poderão questionar e tirar dúvidas. Nós trouxemos um material ilustrativo vasto para apresentar aos participantes”, destacou.
Durante o evento, os produtores receberam orientações sobre adubação, controle de doenças e pragas que afetam os cafés robustas, além de uma explicação detalhada sobre os custos e a rentabilidade das plantações utilizando o sistema de fertirrigação em Acrelândia. Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir dúvidas comuns a respeito da produção. Após as palestras, foi oferecido um almoço para todos os presentes, proporcionando um momento de confraternização.
Jercy de Souza, presidente da Apruracan, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da região. “A nossa comunidade tem crescido muito com a produção de café. Só neste ano, queremos plantar mais de 20 mil mudas de café. Ou seja, nós precisamos desse suporte para ter uma boa colheita”, comentou.
A Apruracan, que conta com 78 associados e atende mais de 400 famílias no assentamento Porto Luiz, zona rural do município, possui uma sede estruturada que serve tanto como ponto de encontro dos produtores quanto como espaço de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.