9 de dez. de 2024

Depois da febre das galerias, vem aí a capital dos elevados e viadutos; conheça os projetos dos quatro em andamento


Conheça as quatro obras

                      

                           Alessandro Silva, especial para o Acrenews


1. Viaduto da Via Chico Mendes

Um dos prin cipais acessos à cidade, a Via Chico Mendes, frequentemente enfrenta engarrafamentos, especialmente nos horários de pico. O projeto do viaduto busca criar uma passagem elevada que conecte diretamente o centro aos bairros da Baixada, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a fluidez do tráfego. A obra que é do governo do Acre ainda está no papel, e deve ocorrer em fevereiro do próximo ano o processo licitatório da empresa para a construção do viaduto.


Nas últimas décadas, Rio Branco experimentou uma transformação com a construção de diversas galerias comerciais que ajudaram a impulsionar a abertura de novas lojas, clínicas e empresas comercias aumentar a geração de emprego e renda na capital.

Agora, a capital acreana se prepara para um novo salto no desenvolvimento urbano: a era dos elevados e viadutos.

Com o crescimento populacional e o aumento da frota de veículos, o trânsito em Rio Branco tem se tornado um desafio crescente para a gestão municipal e estadual. Para aliviar os pontos críticos de congestionamento e preparar a cidade para o futuro, quatro projetos de elevados e viadutos estão em andamento, trazendo uma nova perspectiva para a mobilidade urbana.

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2. Elevados da Avenida Ceará com a Estrada Dias Martins

Este é o projeto mais ambicioso da capital. A interseção entre a Avenida Ceará e a Estrada Dias Martins é conhecida por ser um ponto de congestionamento crônico. Serão dois elevados, um próximo a uma rede de supermercados, e a outra em frente a AABB, ligando Avenida Ceará e a Estrada Dias Martins. O elevado promete solucionar o problema, permitindo que o tráfego flua sem interrupções, ao mesmo tempo que melhora a acessibilidade para os bairros próximos. As obras já iniciaram e estão sobre a responsabilidade da prefeitura de Rio Branco.


3. Viaduto da Sobral

A região da Sobral, densamente povoada e economicamente ativa, ganhará um viaduto na entrada principal. Este projeto tem como objetivo agilizar o trânsito de quem entra e sai da região, favorecendo tanto o transporte público quanto o individual. A prefeitura trabalha no projeto e processo de licitação desta obra.


4. Elevado da Avenida Getúlio Vargas com a BR-364

Na conexão entre o coração da cidade e a principal rodovia que liga Rio Branco ao restante do estado, o elevado da Avenida Getúlio Vargas promete ser uma obra emblemática. Além de melhorar a logística para o transporte de cargas, facilitará o trânsito de moradores e turistas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade.


Impactos esperados

As obras não apenas prometem resolver problemas de tráfego, mas também sinalizam um novo momento para a arquitetura urbana de Rio Branco. Inspirados por modelos de grandes cidades brasileiras, os projetos foram desenhados para se integrar harmonicamente à paisagem local, com preocupação ambiental e acessibilidade.


Desafios e expectativas

Embora a população celebre as melhorias que virão, os projetos não estão isentos de desafios. O período de construção poderá gerar transtornos temporários no trânsito, e os custos elevados exigem um planejamento financeiro cuidadoso. No entanto, a Prefeitura e o Governo do Estado garantem que os prazos serão cumpridos e os impactos serão minimizados.

Com esses projetos, Rio Branco deixa para trás sua antiga imagem de cidade interiorana e caminha rumo a uma estrutura urbana mais moderna e eficiente. Após as galerias, é a vez dos elevados e viadutos moldarem o futuro da capital acreana.

A reportagem do site Acre News busco ouvir os representantes do governo e prefeitura sobre os impactos e desafios destas obras.

A presidente do Departamento de Estradq e Rodagem do Acre (Deracre) Sulla Ximenes, informou que o viaduto da Via Chico Mendes ainda está na fase de projeto, e que, em fevereiro do próximo ano deve acontecer o processo licitatório da obra.

Já o secretário de Infraestrutura municipal, Cid Ferreira, negou-se a conversar com a equipe, apelas alegando que as informações já foram prestadas na apresentação do projeto, porém o secretário não passou onde estão essas informações públicas para o acesso do contribuinte.


Cid Ferreira, chefe da Seinfra da prefeitura de Rio Branco

Senador Márcio Bittar é o maior locador de emendas para a contrução dos elevados e viadutos

O senador Márcio Bittar (UB) é campeão de emendas alocadas para o Acre em toda a história. Ele aproveitou como ninguém a oportunidade que teve de ser relator do orçamento em 2020, para “banhar” seu estado com recursos federais, a maioria caindo nas contas das prefeituras e do Governo desde o ano passado.

Nessas obras dos elevados e viadutos, Bittar também é campeão. No da AABB, são dele pelo menos R$ 25 milhões, assim como R$ 25 para o da Corrente, na saída da BR-317, além de R$ 22 milhões para um viaduto que ainda está sendo planejado no papel, o da rotatória do Horto Florestal.

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