6 de dez. de 2024

Sem qualidade, camarão do Equador não poderá ser mais vendido no Brasil, decide Ministério

Por Canal Rural/ Foto: Pixabay


A importação de camarão do Equador está encerrada, anunciaram nessa última terça-feira (3) o ministro André de Paula, da Pesca e Aquicultura, e o secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart.

No início do ano, os ministros Carlos Fávaro (Mapa) e de Paula reuniram-se com representantes do setor de pescados para discutir preocupações sobre a importação do produto do país da América do Sul. Na ocasião, comprometeram-se a adotar medidas estratégicas para proteger a cadeia produtiva aquícola brasileira.

Como resultado, realizaram, em novembro, uma auditoria internacional no Equador. A missão avaliou a conformidade do serviço veterinário do país com os requisitos zoossanitários exigidos pelo Brasil, especialmente para exportação de camarões.

De acordo com o secretário Carlos Goulart, foram encontradas evidências técnicas que justificam o encerramento das importações. “A missão foi um sucesso e a partir de 9 de dezembro não será mais permitida a entrada de camarões do Equador no Brasil”, afirmou.


Rigor na venda e na compra

Goulart destacou que o Brasil mantém padrões rigorosos de defesa agropecuária para garantir alimentos seguros. “Se somos submetidos a exigências altíssimas para exportar, devemos adotar o mesmo rigor nas importações. Um setor organizado fortalece a defesa agropecuária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.