Por Wanglézio Braga - No mais recente boletim da safra de grãos 2025, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana, o Acre ganha destaque positivo. O estado, com o plantio de soja finalizado, apresenta um cenário promissor: a maioria das áreas já se encontra nos estádios reprodutivos, registrando bom desenvolvimento devido às condições climáticas favoráveis.
Essa situação coloca o Acre em um contexto animador para o agronegócio regional, alinhado ao desempenho nacional que continua em expansão, mas com ajustes pontuais nas projeções.
Enquanto o Acre celebra as condições favoráveis para o desenvolvimento da soja, o panorama nacional reforça a relevância do grão no mercado global. A Conab destaca o papel estratégico do Brasil no fornecimento de soja e seus derivados, sustentando o país como um dos maiores exportadores mundiais do setor.
No contexto estadual, o bom desenvolvimento das plantações de soja coloca o Acre em posição de contribuir com maior vigor à economia regional e nacional, provando que o agronegócio acreano segue em evolução e alinhado às tendências do mercado global.
PROJEÇÃO BRASIL
De maneira geral, no país, a Conab realizou uma redução de 100 mil toneladas nas estimativas de importações e um incremento de 608 mil toneladas nas exportações para a safra 2023/24. Entre os subprodutos, o óleo de soja teve a previsão de exportação revisada de 1,3 milhão para 1,35 milhão de toneladas. O farelo de soja também registrou um salto, com as exportações aumentando de 22 milhões para 22,9 milhões de toneladas — um recorde na série histórica.
Esse aumento nas exportações de subprodutos foi possível graças à elevação dos esmagamentos de soja, que passaram de 52,49 milhões para 52,74 milhões de toneladas, representando um incremento de 248 mil toneladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.