15 de jan. de 2025

Tarauacá: Secretária de Saúde alerta para possível aumento de dengue no município

Prefeito Rodrigo Damasceno acompanha de perto a situação

Imagem: SEMSA/Tarauacá

Por Reginaldo Palazzo – A Secretária de Saúde do município de Tarauacá, Jara Isva, fez um alerta para um possível aumento da dengue no município de Tarauacá.

Concomitantemente ao alerta, a secretária e sua equipe fazem um pedido para que a população contribua, não deixando acumular água, não só fora de casa nos quintais, como também dentro, colocando areia em vasos de plantas.


“Vale lembrar que a larva do mosquito da dengue se prolifera até na metade de uma casca de ovo”. Disse a secretária.

“A fêmea do mosquito Aedes aegypti que significa ‘odioso do Egito’, é quem coloca os ovos que se transformarão nas larvas que irá virar o carapanã”, e esses ovos podem sobreviver até 450 dias na natureza sem água. Resolutividade e agilidade são parceiras da população para isso estamos nos reunindo continuamente com a SESACRE/Juruá para traçarmos diretrizes no intuito de combater esse mal que nos assola todo ano.” Acrescentou.


Entenda parte do processo


Os ovos adquirem resistência ao ressecamento, em cerca de 15 horas após a postura, assim, quando começa a chover o nível da água obviamente sobe, a partir daí os ovos eclodem em menos de 30 minutos

Esse é um dos motivos pelo qual no inverno (período chuvoso na região norte), a incidência da doença aumenta.

A SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), está monitorando diariamente a situação das doenças denominadas arboviroses e já está tomando providências para mitigar qualquer mal que possa atingir a população tarauacaense.

Equipes do departamento de endemias já estão fazendo bloqueios em locais com suspeita de casos.

Em matéria de doença, toda atenção é pouca, sempre é melhor prevenir do que remediar, por isso a SEMSA está fazendo esse trabalho de antecipação, mas é importantíssimo a cooperação da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.