Por Wanglézio Braga - O Senar-AC tem sido um pilar de suporte para os produtores rurais do estado do Acre. Durante uma entrevista ao Portal Acre Mais, Estefani Torres, representante da autarquia, destacou o impacto transformador dos programas oferecidos pela entidade. “Nosso trabalho prepara o produtor para o mercado de trabalho”, afirmou. Ela mencionou o curso de produção de mudas como um exemplo prático: “Ao concluir, o participante recebe um certificado que o qualifica para buscar emprego ou atuar na área.”
Outro destaque foram os cursos de promoção social, que aprimoram as habilidades de mulheres produtoras, agregando valor aos produtos da propriedade rural. Além disso, Estefani enfatizou a assistência técnica e gerencial gratuita oferecida pelo Senar-AC. “Essa é uma vertente que atende produtores rurais por dois anos, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão das propriedades”, destacou.
Atualmente, mais de 1.600 produtores são beneficiados em nove cadeias produtivas, incluindo corte, leite, apicultura, suinocultura, piscicultura, cafeicultura, horticultura e mandiocultura. “O Senar traz conhecimento e tecnologias que ajudam a reduzir custos de produção, aumentam a eficiência e melhoram a qualidade de vida dos produtores,” explicou Estefani.
Ela também destacou os resultados obtidos desde 2019, quando o programa de assistência técnica foi iniciado. “Conseguimos reduzir custos de produção de até R$ 30 mil para menos de R$ 5 mil em algumas propriedades. Além disso, ajudamos a aumentar a produção com orientações técnicas, trazendo mais renda e melhores condições de vida para as famílias”, frisou.
Para 2025, o Senar-AC planeja atender mais de mil propriedades com assistência técnica e expandir os cursos gratuitos para jovens e filhos de produtores. “Nosso objetivo é continuar impulsionando o setor agropecuário em todo o estado, de Rodrigues Alves a Assis Brasil. Queremos transformar a realidade do produtor rural e trazer mais sonhos e oportunidades para o campo,” concluiu Estefani Torres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.