13 de julho de 1930
Começa no Uruguai a disputa da 1ª Copa do Mundo de Futebol.
Começa no Uruguai a disputa da 1ª Copa do Mundo de Futebol.
O projeto de organizar uma Copa do Mundo surgiu desde a criação da FIFA em 1904.
Mas, por muitas razões e contrariedades, o projeto não se concretizou antes de 28 de maio de 1928.
No congresso da FIFA em 1929 em Barcelona, a organização da primeira Copa do Mundo foi confiada ao Uruguai em 18 de maio de 1929, para festejar o centenário da sua independência.
Por razões financeiras e logísticas, apenas quatro seleções europeias aceitaram fazer a longa viagem ao Uruguai em 1930: França, Bélgica, a então Yugoslávia e Romênia.
A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
Alzira Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.