26 de jan. de 2021

É mais brasileiro que o senhor possa imaginar, governador do Ceará

João Paulo Moralez - “KC-390, isso não fabrica aqui no Brasil não”. Parece uma declaração de 1º de abril, data conhecida como o Dia da Mentira. Mas não é. Trata-se da triste realidade, do enorme desconhecimento, que uma grande fatia da classe política brasileira tem diante da Base Industrial de Defesa nacional.

A fala do governador petista do estado do Ceará, Camilo Santana, sobre o maior avião já projetado, desenvolvido e produzido no Hemisfério Sul é, no mínimo, lamentável. É o absurdo. Uma vergonha. O vídeo, que circula nas redes sociais, causa indignação e gera revolta sobre tal afirmação, deixando claro o desconhecimento absoluto, por opção ou por qualquer que seja a sua razão.

Apesar das centenas de milhares de reportagens, notícias e artigos produzidos em jornais, revistas e sites, em vídeos e impressos. Tal incidente reforça a necessidade de uma imprensa especializada e séria, da qual o Brasil, apesar de pequena a quantidade, felizmente possui.

Apesar da importância do programa e do seu destaque por parte do esforço na luta contra a COVID-19, transportando desde insumos a vacinas –  como foi o caso da passagem do cargueiro da FAB na capital Fortaleza, notamos como o assunto Defesa é, em vários casos, desconhecido da classe política brasileira.

O C-390 produzido pela Embraer, que este ano comemorará os seus 52 anos de existência, possui uma encomenda de 28 exemplares com quatro já em operação na Força Aérea Brasileira, além de cinco pedidos por Portugal e dois pela Hungria.

Sendo o mais moderno em termos de projeto e sistemas da sua categoria, em termos econômicos, o novo transporte tático da Embraer tem mercado projetado em 300 exemplares em 70 operadores pelos próximos 20 anos, gerando receitas de US$ 21 bilhões.

A perspectiva é que esse volume gere em torno de R$ 2,4 bilhões em impostos, tendo o programa do mais complexo e maior avião já desenvolvido e produzido em todo o Hemisfério Sul criado 1.430 vagas de empregos diretos e 7.150 indiretos na fase de desenvolvimento, além de 1.060 empregos diretos e 5.300 indiretos na produção em série da aeronave.

Clique aqui para assistir a infeliz fala do governador.

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