27 de jan. de 2021

Primeiro F-35 dinamarquês deixa a linha de produção

Fernando Valduga - O primeiro caça furtivo F-35 Lightning II destinado para Dinamarca saiu da linha de produção da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, e mudou-se para as instalações de acabamento final da aeronave, anunciou a empresa.

A aeronave, L-001, deve ser entregue à Real Força Aérea Dinamarquesa (RDAF) em abril.

A Dinamarca aderiu ao programa F-35 Joint Strike Fighter em 2002 durante a fase de Desenvolvimento e Demonstração do Sistema e influenciou os elementos técnicos do F-35. Em outubro de 2008, eles entregaram um F-16 dinamarquês para o programa JSF junto ao 461º Esquadrão de Testes de Voo na Base Aérea de Edwards, como parte da parceria do RDAF com o programa F35 e o F-16 serviu como avião ‘paquera’ para o programa de Avaliação, Teste e Desenvolvimento do F-35 até dezembro de 2016. Em junho de 2016, a Dinamarca confirmou planos para adquirir 27 caças F-35As.

A indústria dinamarquesa já está envolvida na produção e no desenvolvimento do F-35 na Dinamarca. Várias empresas dinamarquesas, como Terma e Multicut, receberam trabalhos do programa e estão fabricando peças como pontos fixos, compostos avançados, maquinários para peças, componentes de radar e as bordas das caudas horizontais em cada um dos F-35.

O primeiro caça F-35 dinamarquês será oficialmente transferido para a propriedade dinamarquesa em abril, embora os primeiros jatos F-35 dinamarqueses continuarão nos EUA e só em 2023 é que os aviões F-35 dinamarqueses pousarão na Base Aérea de Skrydstrup.

Após a transferência, pilotos de caça dinamarqueses, mecânicos e demais pessoas da RDAF serão treinados para a operação da aeronave. O primeiro piloto de F-35 da Dinamarca será treinado para fevereiro de 2021, enquanto está planejado que a primeira aeronave comece a operar a partir de Skveststrup Flyvestation (Ala de Caça de Skrydstrup) na Dinamarca em 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.