20 de jan. de 2021

Emirados Árabes Unidos assinam acordo com os EUA para comprar 50 jatos F-35A e até 18 drones

Acordo foi assinado uma hora antes de Joe Biden assumir a presidência dos EUA

Os F-35A Lightning II da Força Aérea dos EUA, da Base Aérea de Hill, retornaram à Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, para reunir-se à 380ª Ala Expedicionária Aérea. (Foto: U.S. Air Force / Tech. Sgt. Joshua Williams)

Fernando Valduga - Os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo com os Estados Unidos para a compra de 50 jatos F-35 e até 18 drones armados, disseram à Reuters nesta quarta-feira pessoas a par da situação.

Embora os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos estivessem trabalhando para fechar um acordo antes que o presidente Joseph Biden assumisse o cargo na quarta-feira, o novo presidente disse que vai reexaminar os acordos.

Os Emirados Árabes Unidos, um dos aliados mais próximos de Washington no Oriente Médio, há muito expressam interesse em adquirir os furtivos jatos F-35 fabricados pela Lockheed Martin e foi prometido a chance de comprá-los em um acordo paralelo quando concordou em normalizar as relações com Israel em agosto passado, que foi finalizado posteriormente em 15 de setembro como parte dos acordos de Abraham.

Um F35 I israelense participa do exercício multinacional de defesa aérea “Blue Flag” na base da Força Aérea Ovda, ao norte da cidade israelense de Eilat, em 11 de novembro de 2019. (Foto: JACK GUEZ / AFP)

O Departamento de Estado dos EUA e a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Washington não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Uma das pessoas disse que o acordo foi assinado cerca de uma hora antes de Biden tomar posse. O documento deu aos Emirados Árabes Unidos a chance de aceitar o cronograma negociado e a configuração dos jatos, além de oficializar o pedido de compra.

Os Emirados Árabes Unidos estão com a papelada há mais de uma semana, disseram as pessoas. Os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos esperavam fechar um acordo em dezembro, mas o momento das entregas dos jatos, seu custo, os pacotes de tecnologia e o treinamento associados ao acordo estenderam as negociações, disseram as pessoas.

Drone MQ-9 Reaper da USAF

Os jatos são um componente importante de uma venda de US$ 23 bilhões de armamentos de alta tecnologia da General Atomics, Lockheed Martin Corp e Raytheon Technologies Corp para os Emirados Árabes Unidos anunciada neste outono.

O governo dos Emirados Árabes Unidos também assinou um acordo separado para comprar até 18 drones, a segunda maior venda de drones dos EUA para um único país, disseram as pessoas.

A data final de entrega no país para os jatos F-35 não pôde ser confirmada imediatamente, mas a proposta inicial enviada aos Emirados Árabes Unidos dizia 2027, disseram as pessoas.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.