Investimento necessário seria de US$ 1 bilhão
De acordo com Yuriy, a corporação “está atualmente tendo conversas ativas com vários países sobre o desenvolvimento da frota de aeronaves ucranianas”.
“No início de fevereiro, vamos visitar uma das maiores exposições de armas em Bangalore, na Índia, oferecendo sugestões… sobre cooperação na fabricação de aeronaves, aviônica e projetos conjuntos”, como disse Husyev à nova agência Ukrinform.
O programa An-225 foi projetado e iniciado em 1984-1988 pela fabricante de aeronaves Antonov, com sede em Kiev.
A primeira aeronave An-225 vem desempenhando um importante papel no transporte de insumos médicos durante a pandemia da COVID-19.
A primeira aeronave da família realizou seu voo inaugural em 1989 como um transportador superpesado para veículos lançadores espaciais, particularmente a nave Buran, a versão soviética tardia do ônibus espacial, que era carregado nas costas do avião.
Hoje em dia, o An-225 Mriya continua sendo a aeronave de carga mais pesada, maior e mais poderosa já construída, com sua incrível envergadura de 88 metros.
É capaz de transportar quase 200 toneladas de carga por até 4.000 quilômetros. Ela agora faz parte do ramo de transporte de carga da Antonov Company, a Antonov Airlines, realizando vários grandes contratos de transporte comercial em todo o mundo.
O icônico avião bateu quase 250 recordes mundiais no transporte de carga civil, incluindo um recorde invencível de transporte de 253,8 toneladas.
O programa previa a construção de duas aeronaves – mas a construção da segunda aeronave Mriya foi interrompida em 1994 devido à falta de financiamento e juros. O programa foi brevemente retomado em 2009, mas mais tarde congelado novamente devido à imensa quantidade de financiamento necessária.
Há quase 30 anos, o casco da segunda aeronave espera para ser finalizada na sede do Antonov em Gostomel, perto de Kiev.
Cerca de 70% da aeronave está presente, a fuselagem e o trem de pouso quase completos, exceto pela porta de proa. As asas e a cauda estão montadas e guardadas separadamente.
Ao longo dos anos, a fabricante da aeronave se comprometeu a concluir o projeto em caso de investimentos maciços. Em 2016, a Airspace Industry Corporation of China estava supostamente pronta para participar do projeto, mas mais tarde teria perdido o interesse devido ao custo extremamente alto.
De acordo com o ex-CEO da Antonov, Oleksandr Donets, em 2012, os custos de construção foram estimados em quase US$ 460 milhões. A aeronave terá que ser completamente redesenhada para atender às necessidades futuras. Isso também inclui novos aviônicos e novos motores.
No entanto, dado o fato de que a Ucrânia teria que deixar de usar componentes produzidos na Rússia e redesenhar os aviônicos da aeronave, o preço provavelmente disparará ainda mais. De acordo com o ex-chefe da Agência Espacial da Ucrânia, Volodymyr Usov, completar mais um Mriya para o programa de lançamento espacial aerotransportado do país pode exigir quase US$ 1 bilhão.
De acordo com o ex-CEO de Antonov, os imensos custos tornam a construção do segundo Mriya para uso comercial economicamente insustentável, especialmente considerando o fato de que quase 35% dos aeroportos mundiais não são capazes de oferecer pousos para Mriya devido ao seu imenso tamanho.
Além disso, em outubro, o Ministro de Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Oleh Uruskiy, disse que a Turquia estava supostamente pensando em fazer um investimento no programa Mriya.
Nesse ínterim, a Ucrânia está considerando a integração do An-225 em um programa espacial planejado – não apenas como um avião de transporte, mas também como uma plataforma de lançamento para foguetes.
No entanto, no início de 2021, nenhum dos contribuintes potenciais confirmou seu desejo de investir.
Fonte: Com informações do Kyev Post
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