15 de jan. de 2022

A ferrovia no Parque Estadual Marumbi


Criado em 24 de setembro de 1990, o Parque Estadual do Pico do Marumbi, é um dos mais importantes e bonitos do estado do Paraná. 

Nele estão algumas das montanhas mais altas do Paraná, incluindo o Monte Olimpo, que que tem 1.539m e durante muitos anos foi considerado o ponto culminante do estado, até que estudos mais aprofundados indicaram que o título pertence ao pico Paraná, que fica pertinho dali na serra de Ibitiraquire. 

Como um todo, a beleza da região impressiona! Além dos picos, a mata atlântica se encontra num raro estado de conservação e se integra perfeitamente com a ferrovia Paranaguá - Curitiba. 

E é exatamente num dos pontos mais bonitos da ferrovia que a começa a aventura de boa parte dos visitantes, já que é da Estação Marumbi que parte boa parte das trilhas que levam aos picos. Apesar de não ser mais atendida pelos trens de passageiros, é possível chegar até ela fazendo uma caminhada de cerca de 6 km partindo da entrada do parque, ou de 1km à partir da Estação Engenheiro Lange, mas esta só é acessível para veículos 4x4. 

A recompensa, para nós que somos apaixonados por ferrovias, é contemplar o grande movimento de trens em meio a uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, e no vídeo de hoje vamos ver o cruzamento de duas composições, sendo uma carregada com grãos e contêineres, descendo a serra e outra vazia, subindo a serra, retornando do Porto de Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.