Nele estão algumas das montanhas mais altas do Paraná, incluindo o Monte Olimpo, que que tem 1.539m e durante muitos anos foi considerado o ponto culminante do estado, até que estudos mais aprofundados indicaram que o título pertence ao pico Paraná, que fica pertinho dali na serra de Ibitiraquire.
Como um todo, a beleza da região impressiona!
Além dos picos, a mata atlântica se encontra num raro estado de conservação e se integra perfeitamente com a ferrovia Paranaguá - Curitiba.
E é exatamente num dos pontos mais bonitos da ferrovia que a começa a aventura de boa parte dos visitantes, já que é da Estação Marumbi que parte boa parte das trilhas que levam aos picos.
Apesar de não ser mais atendida pelos trens de passageiros, é possível chegar até ela fazendo uma caminhada de cerca de 6 km partindo da entrada do parque, ou de 1km à partir da Estação Engenheiro Lange, mas esta só é acessível para veículos 4x4.
A recompensa, para nós que somos apaixonados por ferrovias, é contemplar o grande movimento de trens em meio a uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, e no vídeo de hoje vamos ver o cruzamento de duas composições, sendo uma carregada com grãos e contêineres, descendo a serra e outra vazia, subindo a serra, retornando do Porto de Paranaguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.