8 de jan. de 2022

Comandantes do 31º Corpo (Batalhão) de Voluntários da Pátria (VP) na Guerra do Paragua

Comandantes do 31º Corpo (Batalhão) de Voluntários da Pátria (VP) na Guerra do Paraguai. Um deles morreu em combate.

À direita, vemos Manoel José Machado da Costa, catarinense e coronel do Exército Imperial Brasileiro (oficial de 1ª linha, oficial de carreira do exército). 

Machado da Costa comandava o Corpo Policial da Côrte (Rio de Janeiro) em 1865 e, quando quase todo o efetivo desse corpo policial foi utilizado para criar o 31º Corpo de VP, ele foi designado comandante do 31º de VP. Machado da Costa conduziu esse batalhão de infantaria para o teatro de operações, tendo comandado-o com galhardia e tenacidade em algumas das mais terríveis batalhas da Guerra do Paraguai (batalhas que ocorreram em 1866). Foi mortalmente ferido em ação na Batalha de Punta Ñaró, no dia 16 de julho de 1866 (sofremos quase 2 mil baixas naquele combate).

À esquerda, vemos o Coronel Joaquim Antonio Fernandes de Assumpção. Ele comandou o 31º de VP durante grande parte daquela guerra, com eficiência e muita coragem, regressando para o Rio de Janeiro, à frente do batalhão, em 1870. Assumpção foi condecorado várias vezes por bravura.

Cliquem na imagem para salvá-la: https://scontent.fsdu2-1.fna.fbcdn.net/.../269693867...

Esta imagem foi extraída de uma matéria que foi publicada na revista "Fon-Fon", no ano de 1924.

Fonte: Grupo Privado de História Militar e Militaria Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.