10 de ago. de 2022

Empresa chinesa lança primeiros táxis sem motorista

Serviço é apoiado pelo governo da China, que planeja superar os EUA no setor de carros autônomos

Foto: Reprodução/Flickr | Foto: Reprodução/Flickr

A Baidu, empresa chinesa de pesquisa na internet, anunciou na segunda-feira 8 que obteve licença para colocar os primeiros táxis sem motoristas do país em circulação nas cidades de Wuhan e Chongqing.

A gigante do setor informou que os carros autônomos, chamados Apollo Go, devem percorrer por até oito horas diárias em zonas designadas, que variam de 13 a 30 quilômetros quadrados. A aprovação da licença também permite que a Baidu cobre os usuários pelas viagens.

Segundo a empresa chinesa, cinco táxis serão lançados em cada cidade. Os horários de circulação correspondem a um maior tráfego nas vias públicas. Em Wuhan, o serviço vai estar disponível entre às 9h e 17h. Já na região de Chongqing das 9h30 às 16h30.

Apollo Go, carro autônomo que vai atuar como táxi independente na China | Foto: Divulgação/ Baidu

A licença marca um relaxamento na legislação da China, que antes exigia a presença de um motorista para assumir o controle do veículo. Com a licença, o país da mais um passo para alcançar os EUA nos serviços de transporte autônomo nas ruas.

“Carros totalmente autônomos que oferecem passeios em estradas abertas para clientes pagantes significam que finalmente chegamos ao momento que a indústria anseia”, afirmou Wei Dong, vice-presidente do Baidu Intelligence Driving Group. “Essas licenças são um marco importante no caminho, para quando a indústria finalmente puder lançar serviços de direção totalmente autônomos em escala.”

Além de apoiar a circulação do Apollo Go, o governo chinês planeja incentivar outras empresas locais do setor de direção autônoma, como a Pony.ai, startup de veículos sem motorista que planeja lançar ainda neste ano caminhões independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.