Brasília (DF) – Na manhã desta sexta-feira, dia 19, foi inaugurada a “Alameda dos Próceres da Independência”, em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, o Forte Caxias. O caminho que liga a Concha Acústica ao bloco A do QG passa a contar com uma homenagem aos heróis da Independência do Brasil e de nações amigas. Ao todo, são 13 bustos e uma chama que representa o soldado desconhecido, uma referência a todos os exércitos que não tenham a figura do herói personificada na alameda.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, do antigo comandante, General de Exército Edson Leal Pujol e oficiais-generais e militares da guarnição de Brasília.
O General Freire Gomes passou a palavra para o General Leal Pujol, quem ele considera ser o mentor da homenagem. “Esse espaço será muito valorizado, principalmente, quando autoridades estrangeiras, militares e civis, visitarem o Forte Caxias. Eles poderão ver o que o Exército mantém a força da integração da América”, destacou o antigo comandante.
A cerimônia faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), a ser festejado no próximo dia 7 de setembro. A alameda procura homenagear os bravos homens que não mediram esforços diante dos desafios da garantia da liberdade.
Homenageados:
Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) – Patrono do Exército Brasileiro
George Washington – Estados Unidos da América
José Gaspar Rodríguez de Francia - Paraguai
Simón Bolívar – Venezuela e Colômbia
José Francisco de San Martín – Argentina e Peru
Francisco José de Paula Santander – Colômbia
Miguel Hidalgo – México
Antônio José de Sucre – Equador
José Miguel García Lanza – Bolívia
José Gervásio Artigas – Uruguai
Dom Pedro I – Proclamador da Independência do Brasil
José Bonifácio de Andrada – Patriarca da Independência do Brasil
Chama do Soldado Desconhecido
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.