23 de ago. de 2022

Primeiro avião elétrico comercial do mundo completa voo ponto a ponto

Em 17 de agosto, a Harbour Air completou o primeiro voo ponto a ponto de sua aeronave totalmente elétrica


Fernando Valduga - Uma empresa de aviação na vanguarda das viagens aéreas com aeronaves de motores elétricos deu um passo significativo à frente, completando um voo de teste inédito usando um hidroavião adaptado.

O De Havilland Beaver da Harbour Air completou um pequeno salto do continente canadense até a Ilha de Vancouver usando seu motor totalmente elétrico, demonstrando a viabilidade de sua abordagem mais limpa para voos de curta distância.

A Harbour Air é a maior companhia aérea de hidroaviões da América do Norte e afirma transportar cerca de meio milhão de passageiros em 30.000 voos comerciais a cada ano. Em 2019, prometeu se tornar a primeira companhia aérea totalmente elétrica do mundo, uma visão ousada que envolve a modernização de sua frota de hidroaviões de seis lugares com sistemas de propulsão elétrica.

Esses sistemas vêm por meio de uma parceria com a empresa de motores elétricos MagniX, que está fazendo avanços importantes com seus motores elétricos de alta potência e fez parceria com outras empresas ambiciosas no espaço da aviação.

Em dezembro de 2019, o De Havilland Beaver modificado decolou para completar o primeiro voo bem-sucedido de uma aeronave comercial totalmente elétrica, um breve passeio acima do rio Fraser no terminal da Harbour Air em Richmond, British Columbia. Desde então, a empresa continuou este programa de testes com o objetivo de certificar e aprovar a aeronave com a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a Transport Canada.

Na semana passada, em 17 de agosto, a aeronave elétrica da empresa completou seu primeiro voo de teste ponto a ponto, no que pode se assemelhar a um futuro serviço comercial. O avião decolou às 8h12 do Terminal Fraser River e pousou em Patricia Bay, na ilha de Vancouver, 24 minutos depois, completando uma jornada de 72 km puramente com eletricidade, com ampla energia restante.

“Estou animado em informar que este voo histórico no ePlane foi exatamente como planejado”, disse Kory Paul, vice-presidente de operações de voo da Harbour Air e um dos pilotos de teste da empresa. “Nossa equipe, bem como a equipe da magniX e da Transport Canada estão sempre monitorando de perto o desempenho da aeronave e o voo de hoje provou ainda mais a segurança e a confiabilidade do que construímos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.