10 de ago. de 2022

Estudo revela novo vírus, que infectou 35 pessoas na China

 Trata-se de um vírus chamado Langya, de origem animal, que não teria transmissão entre humanos

Hospedeiro do vírus mais provável é o musaranho, um pequeno mamífero que se alimenta de insetos | Foto: Reprodução/Flickr


Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine em 4 de agosto afirma que 35 pessoas foram infectadas com um novo vírus em duas províncias no leste da China: Henan e Shandong. Trata-se do henipavírus, também chamado de Langya, de origem animal.

De acordo com a publicação, entre os principais sintomas, estão febre, cansaço, tosse, dores de cabeça, dores musculares e náuseas. Não há sinais de que seja transmitido entre humanos e não houve registro de morte.

O artigo diz que “um henipavírus filogeneticamente distinto, denominado Langya henipavirus (LayV), foi identificado em uma amostra de swab de garganta de um paciente por meio de análise metagenômica e vírus subsequente isolamento”.

Ao continuarem as investigações, observaram “35 pacientes com infecção aguda por LayV nas províncias de Shandong e Henan, da China, entre os quais 26 foram infectados apenas com LayV (nenhum outro patógeno estava presente)”.

Os pesquisadores também tentaram buscar os possíveis animais que teriam transmitido o vírus para as pessoas, já que não é um patógeno que circula entre humanos. Eles encontraram o material genético do vírus em três das 168 cabras analisadas e em quatro dos 79 cães examinados.

Ao expandir a análise para pequenos animais selvagens, o material genético do vírus Langya foi achado em 71 musaranhos (pequeno mamífero que se alimenta de insetos) dos 262 analisados, o que corresponde a 27% do total. Isso sugere, dizem os autores, “que o musaranho pode ser um reservatório natural desse agente”.

O grupo de pesquisadores também informa que não há transmissão entre humanos relatada para o vírus Nipah, da mesma família, e minimiza essa possibilidade para o Langya. “Não houve contato próximo ou histórico de exposição comum entre os pacientes, o que sugere que a infecção na população humana pode ser esporádica. O rastreamento de nove pacientes com 15 familiares de contato próximo não revelou transmissão de LayV de contato próximo, mas nosso tamanho de amostra era muito pequeno para determinar o status da transmissão de humano para humano para LayV”, afirmam.

Em Taiwan, o vice-diretor-geral do Centro de Controle de Doenças, Chuang Jen-hsiang, afirmou ao jornal Taipei Times que, apesar de não haver indícios da transmissão entre pessoas, o território irá trabalhar no desenvolvimento de um teste de material genético para detectar o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.